Força Aérea inaugura nova torre de controle de Congonhas
A nova torre de controle do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), foi inaugurada nesta terça-feira (17). Com 44 metros de altura e uma área de cabine de 126,6 m² de, a nova torre substitui a antiga, que possuía 22 metros de altura e uma área de cabine de 38,5 m². Mais amplo e moderno, o local possui várias vantagens, entre elas, uma visão 360 graus, possibilitando ao controlador melhor visibilidade de toda a área operacional.
De acordo com o Coronel Aviador Fernando C. da Costa e Silva Braga, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), os estudos para a construção de uma nova torre surgiram devido à crescente demanda do tráfego aéreo. O aeroporto de Congonhas registrou, em 2012, um total de mais de 227 mil movimentos, perdendo apenas para o de Guarulhos (SP).
“A inauguração dessa nova torre reflete o constante preparo para os desafios que se apresentam a cada dia na atividade do gerenciamento do tráfego aéreo com vistas a manter, principalmente, um alto grau de segurança das operações aéreas”, explica o Chefe do SRPV-SP.
Tecnologia
O novo local possui oito estações de trabalho, sendo uma exclusiva para o controle de helicópteros. A implantação desse sistema reduziu praticamente a zero os transtornos causados pelas arremetidas por aproximação de aeronaves durante o pouso na área controlada que possui 103 km², delimitada pelas avenidas Faria Lima, Berrini , Morumbi e Paulista. Neste quadrilátero são registrados cerca de 290 movimentos de helicópteros por dia.
Na nova torre também está instalada a Central de Informações Aeronáuticas de São Paulo, que integrou as Salas de Informações Aeronáuticas do Campo de Marte e de Congonhas. “Essa medida desafogou muito o Campo de Marte, que recebia cerca de 15 mil mensagens por mês referentes a planos de voo, atrasos, etc. Houve uma melhora significativa tanto para os pilotos quanto para as companhias aéreas. Além disso, a sala é a primeira do Brasil a receber planos de voo pela internet”, ressalta o Capitão Aviador Diego Henrique de Brito, Chefe do Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP).
Outra novidade é a incorporação de sistemas digitais de informações. Em uma tela touch screen é possível acompanhar em tempo real dados importantes para os pilotos que chegam à terminal de Congonhas. “De uma forma bem simples temos à mão informações sobre direção e intensidade do vento, podemos controlar as luzes da pista e fornecer auxílio para a navegação dos pilotos”, destaca o Suboficial Ernesto Barreto Filho, Supervisor da Torre de São Paulo.
Fonte:
17/12/2013 15:59
Artigos Relacionados
Alckmin inaugura nova Base de Radiopatrulha Aérea em Sorocaba
Anunciada vencedora de licitação para torre de controle do aeroporto de Salvador
Força Aérea celebra dia da aviação dos helicópteros
Senado vai homenagear Força Aérea Brasileira
Tuma homenageia Força Aérea Brasileira
Sessão solene homenageia Força Aérea