Força Nacional do SUS visita o Acre para investigar doença diarréica



Equipes da Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (FNS/SUS) chegaram no último sábado (28) aos locais onde se integrarão ao grupo que investiga um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) em crianças indígenas menores de dois anos, no Acre. Elas vão prestar apoio assistencial e logístico à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e aos Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indigena (Dseis) Alto Rio Purus (AC) e Médio Solimões e Afluentes (AM), nas aldeias indígenas destas regiões.

Cerca de 23 profissionais de saúde partiram de Brasília com a missão de contribuir na busca de casos, atendimento nas aldeias, remoção dos casos graves e apoio aos órgãos de saúde dos municípios, quando necessário. Um grupo foi transportado em avião cedido pelo Ministério da Defesa/Força Área Brasileira (FAB) e outro pelo Departamento da Polícia Federal.

O secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, recebeu as equipes da Força Nacional de Saúde em Rio Branco (AC). “O deslocamento de equipes da Força Nacional de Saúde, que darão apoio aos profissionais da Sesai e dos seus Dseis, tem o objetivo de dar a atenção necessária a essa população e enfrentar as ocorrências na região”, afirmou Antônio Alves de Souza.

O foco para o atendimento são as sete aldeias que apresentaram óbitos de crianças por DDA até o momento: Novo Repouso, Nova Família, Morada Nova, Nova Fronteira, Novo Marinho, Nova Moema e Canamary. Para Eirunepé (AM) seguiu uma equipe de 13 profissionais de saúde: 3 médicos, 5 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem, ou seja, para os dois municípios, no total, 23 profissionais integram a missão. O secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, que está no Acre, também integrará a missão que viaja para Eirunepé (AM).

Até o momento, encontram-se internadas no Hospital da Criança, em Rio Branco, três crianças indígenas de aldeias da região de Santa Rosa do Purus (AC), sendo que uma delas permanece internada na UTI pediátrica em estado grave desde a semana passada e as outras duas estão na enfermaria em recuperação.

Dados preliminares apontam a ocorrência de 263 casos de DDA entre 23 de outubro do ano passado e 24 de janeiro, sendo 70 neste ano. Foram registrados também nove óbitos de dezembro de 2011 a 24 janeiro de 2012.

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 



30/01/2012 16:14


Artigos Relacionados


Acre recebe ações de assistência e vigilância epidemiológica para casos e óbitos por Doença Diarreica Aguda

Força Nacional do SUS chega ao Acre

Força Nacional começa a investigar homicídios em Alagoas nesta terça

Força Nacional vai permanecer no Acre e no Mato Grosso do Sul

Força Nacional vai atuar em regiões de fronteira no Acre

Força Nacional fará segurança no Acre e Piauí