Força Nacional termina primeiro ciclo de prevenção da criminalidade no Entorno do DF



A Força Nacional de Segurança Pública termina esta semana o primeiro ciclo do projeto Força na Comunidade, desenvolvido em Luziânia desde janeiro. São realizadas ações de prevenção à criminalidade, com aulas sobre drogas e cidadania, recreação, além da ocupação de áreas antes abandonadas como a Praça Miguel Jesus Salomão. Desde 3 de janeiro, já foram beneficiadas 1,3 mil pessoas entre idosos, adultos, adolescentes e crianças.

No evento de encerramento no sábado (25), das 8h às 17h, serão oferecidas oficinas de DST/Aids, orientações jurídicas, corte de cabelo em 10 barracas montadas na Praça Miguel Jesus Salomão.

Depois que 25 profissionais da Força Nacional começaram a oferecer serviços, a Praça Miguel de Jesus Salomão passou a ser um dos lugares mais frequentados pela comunidade. Os adultos têm aula de ginástica e alongamento. Idosos aferem pressão e recebem orientações sobre qualidade de vida e saúde. Já as crianças e os adolescentes aproveitam as quadras desportivas para brincar e jogar futebol.

Com o objetivo de tornar esse espaço urbano seguro e interagir melhor com a comunidade de Luziânia, a Força Nacional fez parcerias com órgãos públicos, como a prefeitura, além de profissionais liberais e organizações não governamentais.

Além das ações na praça, os jovens contam com colônia de férias, em que 120 crianças conhecem o trabalho dos bombeiros da Força e aprendem noções de primeiros socorros, perícia técnica, educação ambiental, prevenção às drogas, civismo e atividades aquáticas.

“A mobilização social provocada pelo projeto ajuda a fortalecer as ações da Força Nacional e aprimorar a relação entre a polícia e a comunidade”, conta o coordenador do projeto, capitão Paulo José Machado Anselmo. A intenção, de acordo com ele, é expandir ações como essa para outros bairros e atender as escolas públicas do Entorno.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 

24/02/2012 17:30


Artigos Relacionados


Força Nacional de Segurança ajuda a reduzir criminalidade no Entorno

Prorrogada permanência da Força Nacional no Entorno do DF

Força Nacional fica mais 90 dias no entorno do DF

Força Nacional reduz à metade homicídios no Entorno do DF

Justiça aumenta efetivo da Força Nacional de Segurança no Entorno do DF

Força Nacional vai atuar em 20 cidades no Entorno do Distrito Federal