Forças Armadas farão operação conjunta na Amazônia



Uma operação conjunta entre a Marinha, o Exército e a Força Aérea vai mobilizar, de 23 de maio a 3 de junho, aproximadamente 4,5 mil militares em um exercício de simulação de guerra na Amazônia.

Batizada de Operação Conjunta Amazônia 2011, a missão vai treinar as três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva. Na missão, os militares também vão prestar apoio às comunidades ribeirinhas, por meio de ações cívico-sociais.

Este é o nono exercício desse porte realizado na região amazônica desde 2002. Segundo o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, general de exército José Carlos De Nardi, manobras dessa natureza ajudam os militares a desenvolver novos métodos na área de logística e comunicações.

Este ano, a operação conjunta será desenvolvida em uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê.

Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas nas ações cívico-sociais promovidas. Haverá atendimento médico e odontológico à população de localidades isoladas como Fonte Boa, Japurá e Yauaretê. 

Serão empregados navios hospitais da Marinha, além de militares dos corpos de saúde do Exército e da FAB, que atuarão utilizando a estrutura de saúde dos municípios envolvidos.


Estratégia

Segundo o Ministério da Defesa, as atividades relacionadas à Operação Amazônia começaram oito meses antes do início do deslocamento das tropas. Esse planejamento envolve o desenho de cenários de guerra e conflitos na região amazônica, entre outras ações.

Além da operação na Amazônia, estão programadas para acontecer, até dezembro de 2011, operações conjuntas de intensificação da área de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste.


Fonte:
Ministério da Defesa



19/05/2011 15:11


Artigos Relacionados


Forças Armadas mobilizam 5 mil militares para a Operação Amazônia 2012

Forças Armadas terão doutrina conjunta de apoio de fogo

Romero Jucá anuncia negociação conjunta de reajuste para militares de ex-territórios e das Forças Armadas

Estudantes de jornalismo conhecem trabalho das Forças Armadas na Amazônia

Em simulação na Amazônia, Forças Armadas treinam sistema de comunicação

Senadores destacam o papel das Forças Armadas na defesa da Amazônia