Romero Jucá anuncia negociação conjunta de reajuste para militares de ex-territórios e das Forças Armadas
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou nesta quarta-feira (23) que o governo está fechando uma proposta de reajuste dos militares e bombeiros pertencentes aos quadros de servidores dos ex-territórios (Amapá, Acre, Rondônia e Roraima) e do ex-Distrito Federal (antigo estado da Guanabara), juntamente com a proposta de reajuste dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
A equiparação da remuneração daqueles servidores com a dos militares e bombeiros do Distrito Federal - que tiveram aprovada, recentemente, uma gratificação especial - tem sido defendida por vários senadores de estados que foram territórios, como Expedito Júnior (PR-RO) e Papaléo Paes (PSDB-AP).
Romero Jucá disse ainda que o governo pretende aprovar, o mais rapidamente possível, a medida provisória (MP 422/08) que trata da regularização fundiária da Amazônia, em tramitação na Câmara dos Deputados. Essa MP permite ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) titular diretamente, sem processo licitatório, terras de até 1,5 mil hectares na região.
Embrapa
O líder do governo anunciou também um programa de investimentos para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no valor de R$ 1 bilhão. A iniciativa é denominada Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) da Embrapa e tem por objetivo aumentar a produção de alimentos no país. Segundo informou, o programa foi anunciado em solenidade no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (23), em homenagem aos 33 anos de fundação da Embrapa.
Em aparte, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) registrou a condecoração, nesta solenidade, de dois técnicos da Embrapa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Glauco Olinger e Vânia Gonçalves Fukuda.
23/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior cobra MP do reajuste dos militares e adverte para o sucateamento das Forças Armadas
Regras para atuação das Forças Armadas em territórios indígenas aguardam votação
Militares das Forças Armadas se preparam para missão de paz
Forças Armadas mobilizam 5 mil militares para a Operação Amazônia 2012
Começa a tramitar MP com novos soldos para os militares das Forças Armadas
Forças Armadas farão operação conjunta na Amazônia