Formação profissional para saúde indígena é tema de seminário na Fiocruz



Propostas para aprimorar a formação de profissionais que atuam na saúde indígena foram tema de discussão que começou nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, e vai até a próxima quarta-feira (6), envolvendo pesquisadores, lideranças indígenas, profissionais e gestores. O encontro ocorre na sede da Fundação Oswaldo Cruz. 

Durante a abertura do evento, o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, falou da necessidade de se desenvolver um projeto nacional para a formação de profissionais indígenas e para saúde indígena. 

O Ministério da Saúde pretende fazer parcerias não só com a Fiocruz, afirma ele, mas também com o Ministério da Educação e com as universidades federais para que o Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS) seja mais um dos campos para formação do profissional de saúde no País. “Nossa meta é formar profissionais e gestores indígenas para que num futuro próximo possamos ter indígenas à frente da gestão do Subsistema”, acrescentou. 


Rede de Formação

Outra medida defendida no evento é a proposta de uma política nacional de formação profissional para saúde indígena “É essencial pensarmos um projeto nacional de formação para saúde indígena que utilizem o potencial da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje nós temos experiências isoladas para formação nessa área e o que queremos é uma política nacional”, explicou a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde da SGTES, Clarice Feraz.

A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) é uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que visa fortalecer a educação profissional em Saúde por meio da articulação entre as 36 Escolas Técnicas do SUS. 

O Seminário segue até a próxima quarta-feira (6) com mesas-redondas que irão discutir, entre outros temas, a atenção diferenciada e o trabalho dos agentes e experiências de formação profissional de agentes indígenas de saúde no Brasil. 


Fonte:
Ministério da Saúde



04/07/2011 20:09


Artigos Relacionados


SATURNINO ELOGIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA FIOCRUZ

Uso do crack é tema de seminário na Fiocruz Amazônia

Saúde pública é tema de livros lançados pela Editora Fiocruz

Política de saúde mental é tema de seminário em Brasília

Saúde dos trabalhadores de minas será tema de seminário nacional

Saúde dos povos indígenas no Sul e no Sudeste é tema de seminário em Florianópolis