SATURNINO ELOGIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA FIOCRUZ



O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) elogiou nesta quarta-feira (dia 24) o trabalho de formação profissional desenvolvido pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), homenageada na hora do expediente em razão de seu centenário. Segundo o parlamentar, a Fiocruz é reconhecida como a instituição que mais qualifica profissionais para o sistema de saúde, promovendo treinamento do nível elementar ao doutorado, em todo o País.
Saturnino citou a Escola de Governo em Saúde, projeto que tem como objetivo capacitar profissionais, usando a Internet, transmissões por meio de antenas parabólicas, videoconferências e outras modalidades de ensino à distância. Como muitos estados e municípios não têm verbas para enviar seus funcionários de saúde ao Rio de Janeiro, onde está sediada a Fiocruz, a instituição está chegando aos lugares mais distantes utilizando-se de novas tecnologias.
Em aparte, a senadora Thelma Siqueira Campos (PPB-TO) deu seu testemunho de que a fundação está presente em seu estado com uma equipe que trabalha na pesquisa e produção de remédios, atividades que a senadora conceitua como "voltadas para o futuro".
Saturnino lembrou que, além das áreas de pesquisa e formação tradicionais - como os programas de esquistossomose, produção de bens e insumos para a saúde, e saúde e ambiente -, a Fiocruz está respondendo a novos desafios, entre eles o estudo e a pesquisa em biotecnologia e a discussão sobre a bioética.
- Num momento em se verifica descrédito em relação à maioria das instituições, é auspicioso ver que a Fundação Oswaldo Cruz mantém o seu prestígio e até o amplia - disse Saturnino.
O senador disse que todos esses êxitos devem ser creditados aos servidores e pesquisadores da fundação. Mas lamentou que esses profissionais altamente qualificados e dedicados estejam há cinco anos sem reajuste de salários e recentemente tenham sido vítimas de uma tentativa de corte salarial da ordem de 26%. Saturnino pediu a reflexão dos seus colegas sobre a necessidade de valorização do pessoal da Fiocruz por meio de justa remuneração.

24/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Formação profissional para saúde indígena é tema de seminário na Fiocruz

Serys defende posição de jornalistas pela exigência de formação para obter registro profissional

Fiocruz compra laboratório para ampliar produção de vacinas e medicamentos, diz Saturnino

Cursos de formação profissional têm 32 mil vagas abertas

Serra lança programa de formação profissional em Barretos

São Paulo ganha novo Centro de Formação Profissional