Formação técnica pode triplicar salários, diz Raupp
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (9) pela Comissão de Educação (CE), que o nível salarial triplica quando o trabalhador possui formação em curso técnico. Para ele, as escolas técnicas exercem uma função tão importante quanto ou até superior à exercida pelas faculdades, pois capacitam os estudantes a ingressar no mercado de trabalho.
A audiência pública, requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), teve a finalidade de instruir projeto de lei que institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep) e também para discutir a proposta de emenda à Constituição (24/05) que dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional, ambos apresentados pelo senador gaúcho.
O vice-presidente da CE, senador Augusto Botelho (PDT-RR), que coordenou a audiência, observou que as escolas técnicas podem contribuir para a diminuição das diferenças regionais no país.
Recursos
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, sugeriu que os recursos destinados ao fundo sejam captados diretamente em fontes primárias. Para o secretário, essa medida evitaria problemas políticos com as entidades, que, na sua opinião, também lutam justamente por recursos. Pelo projeto, esses valores seriam retirados, entre outras fontes, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ponderou que a forma de captação de recursos para o fundo deve ser amplamente discutida. Na sua opinião, muitos dos cursos oferecidos com recursos do FAT nem sempre inserem os jovens no mercado de trabalho. Esses recursos, disse, poderiam ser aplicados de forma mais eficiente pelo Fundep.
Já em relação ao Sistema "S", o deputado afirmou que o Senai, o Sesi e o Senac, que compõem tal sistema, desempenham importante papel para a formação dos jovens e para a inclusão deles no mercado de trabalho.
Para a representante do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet) e diretora-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica, de Ouro Preto (MG), Maria da Glória Santos Laia, o fundo pode contribuir também para a capacitação de docentes, especialmente na área tecnológica.
09/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Porto de Santos pode triplicar capacidade de movimentação de carga
Brasil pode triplicar a produção de alimentos, fibras e energia sem derrubar uma árvore , garante gerente da Embrapa
Para Cristovam, bons salários e formação dos professores contribuem na educação dos jovens
Servidores escolares iniciam formação técnica a distância
Aprovadas novas regras para formação técnica em radiologia
Cristovam sugere salários equivalentes para professores de ensino básico e superior com mesma formação