Formandos de universidades federais são dispensados do Enade



A medida vale apenas para os estudantes das universidades federais e foi tomada em função da greve dos professores 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu dispensar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) os alunos que colariam grau em agosto de 2012. A medida vale apenas para os estudantes das universidades e institutos federais e foi tomada em função da greve dos professores que vai atrasar a conclusão do semestre letivo e, consequentemente, a conclusão de curso desses alunos.

Os coordenadores de curso que já tenham efetuado a inscrição dos alunos enquadrados nessa situação deverão acessar o sistema do Enade para retirar os nomes. A inscrição no exame é responsabilidade das instituições de ensino e a lista dos inscritos já está disponível na página eletrônica.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

A participação no exame é obrigatória e quem não comparece à prova fica sem o diploma.

Em 2012, o Enade avaliará os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

 

Leia mais:

Inep divulga manual do Enade 2012

MEC investiga universidade suspeita de cometer irregularidades no Enade

Disponível no portal do Inep o Sistema Enade

 

Fonte: 

Inep
Agência Brasil
Portal Brasil

 

29/08/2012 20:16


Artigos Relacionados


Inep divulga lista dos alunos dispensados do Enade

Pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais

Cresce adesão de universidades federais ao Sisu

CCJ aprova cotas em universidades públicas federais

CE, CAS e CDH discutem cotas para as universidades federais

Dilma sanciona lei que exige doutores nas universidades federais