Forsoft 2011 abre inscrição para formação profission?al de jovens de comunidade?s pobres



As empresas que desejarem apadrinhar jovens de comunidades pobres para oferecer cursos profissionais em software têm até 15 de maio para se inscrever no Forsoft Rio 2011, projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia que tem como objetivo formar  alunos carentes que estejam cursando ou tenham o segundo grau completo, como programadores de computador.

A parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), com a prefeitura do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet regional Rio (Assespro-RJ), assegura aos estudantes o direito de contratação ao final do curso.

O coordenador-geral do projeto, Ricardo Saur, disse que o novo Forsoft 2011 vem com a experiência dos erros e acertos do curso que foi lançado de forma experimental há cinco anos, com a ideia de ser um modelo nacional de aprendizagem.

Os investimentos envolvendo recursos públicos e privados somaram R$ 8 milhões. No Forsoft 2011, a gestão passa a ser feita pela Assespro-RJ, e a nova metodologia, já testada no Forsoft 2010, mescla aulas presenciais, com professores de tecnologia da informação (TI) em sala, com aulas virtuais.

O projeto é direcionado para alunos de nível médio que tenham concluído o curso ou estejam no último ano. Os alunos poderão se inscrever no portal da prefeitura carioca, em data ainda a ser anunciada. A edição do ano passado teve 90 vagas, com três turmas de 30 alunos. O número de inscrições chegou a mil estudantes.

O Forsoft 2010 formou 62 programadores, dos quais mais da metade foram contratados. “As oito empresas que foram as madrinhas querem repetir [a participação] este ano”.

Ricardo Saur disse que a meta, em 2011, é atender 150 alunos. O Forsoft contribui para diminuir o problema de escassez de mão de obra para o setor de tecnologia da informação no País, na medida em que apresenta um novo modelo de capacitação. “O cara que entra no curso já entra competindo por um lugar na empresa”.

Ele enumerou, entre as principais vantagens para as empresas da contratação de alunos do Forsoft, o empenho do futuro programador e a qualidade do ensino. “A média de comparecimento é 94% por hora de aula”. O Forsoft 2011 começará no dia 13 de junho e vai até 15 de dezembro.


Fonte:
Agência Brasil



26/04/2011 11:33


Artigos Relacionados


Justiça: Imesc abre inscrição para curso de formação de peritos médicos

Justiça: Imesc abre inscrição para curso de formação de peritos médicos

Justiça: Imesc abre inscrição para curso de formação de peritos médicos

Centro Paula Souza abre inscrição para Programa de Formação Pedagógica de Docentes

Mostra de Cinema de Tiradentes 2011 abre inscrição para oficinas

Iphan abre inscrição para edição 2011 de prêmio de valorização do patrimônio cultural brasileiro