Fortaleza e Rio ganham núcleos de telemedicina
Dois núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) acabam de ser inaugurados, em iniciativa do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS).
O projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes e integra o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza, a um grupo de hospitais públicos universitários e de ensino. O objetivo da rede é apoiar a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e web-conferência entre os profissionais das diversas instituições por meio da RNP.
A cerimônia de inauguração conjunta teve transmissão por videoconferência e contou com a presença do diretor-geral do HFB, Flávio Adolpho Silveira, e da coordenadora do núcleo Rute no hospital fluminense, Rosângela Facadio.
De Fortaleza, a diretora do HIAS, Marfisa de Melo Portela, e o coordenador do núcleo Rute no hospital, Ronaldo Pinheiro Gonçalves, destacaram a importância do novo núcleo no atendimento a pacientes no estado do Ceará.
Com os núcleos recém-inaugurados, a Rute passa a ter 88 núcleos em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. Atualmente, a Rute possui 56 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e sub-especialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
19/12/2013 19:43
Artigos Relacionados
Rede Universitária de Telemedicina inaugura quatro núcleos
Rede Universitária de Telemedicina inaugura três novos núcleos
UFMS inaugura núcleos da Rede Universitária de Telemedicina e do Programa Telessaúde Brasil
Estados brasileiros ganham 20 núcleos de agroecologia
Intercâmbio leva pesquisadores estrangeiros à telemedicina da USP
Universidade Federal do Triângulo Mineiro inaugura núcleo de telemedicina