Fórum das CPIs do Leite vai articular trabalho com a Câmara de Deputados



Comitiva de deputados gaúchos participou ontem, em Belo Horizonte (MG), do segundo Fórum Nacional das CPIs do Leite. Conforme o presidente da CPI gaúcha, deputado Vilson Covatti (PPB), as CPIs brasileiras acataram sua sugestão de marcarem audiências públicas com as Comissões de Economia e de Agricultura da Câmara dos Deputados para apurar os responsáveis pelos lucros excessivos na cadeia leiteira.

"A maioria das infrações cometidas por indústrias e supermercados são de ordem nacional, como monopólio e dumping, e precisam do acompanhamento de comissões federais", afirmou As audiências serão realizadas na segunda quinzena de fevereiro. Segundo Covatti, também ficou definida a criação de um Fórum Permanente do Leite, para debater os abusos econômicos na cadeia produtiva em âmbito nacional.

Covatti defendeu, ainda, modificações na portaria 56 do Ministério da Agricultura, que estabelece regras sobre a produção leiteira nacional. Ele cobrou a adoção de uma política fitossanitária em todo o território brasileiro para aumentar a qualidade do leite. "Não adianta apenas a exigência de um resfriador. Isso vai excluir milhares de produtores da cadeia, que não têm condições de comprar o equipamento", queixou-se.

Também participaram da comitiva o relator da CPI, Giovani Cherini (PDT), e Dionilso Marcon (PT). A CPI gaúcha suspende as reuniões a partir do dia 14, mas permanece com os trabalhos técnicos de pesquisa e auditoria.

12/11/2001


Artigos Relacionados


Deputados participam de Fórum Nacional das CPIs do Leite

Deputados participam de Fórum Nacional das CPIs do Leite

Criado Fórum Nacional de CPIs do Leite

Meio Ambiente cria grupo de trabalho para articular implementação da lei de resíduos sólidos

José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo

ENVIADA À CÂMARA PROPOSTA QUE FORTALECE AS CPIS