Fórum das Desigualdades vai realizar mais duas reuniões no Interior



Completando o calendário de audiências formulado no ano passado, O Fórum das Desigualdades Regionais realizará mais duas reuniões no interior do Estado e uma audiência pública de encerramento na capital. No dia 18 de março, as cidades de Tramandaí e Taquara que tiveram suas audiências canceladas devido às sessões plenárias extraordinárias realizadas no ano passado, terão a oportunidade de debater seus problemas sociais e econômicos.

No dia 19 de março, será realizada a audiência final, em Porto Alegre, quando o deputado João Luiz Vargas (PDT) deverá apresentar o relatório final da Subcomissão das Desigualdades. Também será apresentado, neste dia, o resultado da pesquisa Desenvolvimento Regional, Cultura Política e Capital Social, realizada pelo Laboratório de Observação Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Ufrgs. Os dados da pesquisa e as informações do relatório deverão se complementar, formando um quadro real das desigualdades do Rio Grande do Sul.

João Luiz Vargas considera importante a finalização de todo o roteiro, para que todas as comunidades do Rio Grande do Sul possam ser ouvidas e expor seus problemas de desenvolvimento. Segundo ele, ao final das audiências, a Subcomissão terá cumprido seu objetivo que é analisar o Rio Grande do Sul como um todo, rompendo com a visão de que o Estado é dividido em uma metade norte rica, desenvolvida, e uma metade sul pobre, que é uma visão equivocada. “Esse quadro será entregue aos prefeitos, aos vereadores, aos deputados, ao governo do Estado e ao governo Federal após o encerramento final das atividades do Fórum”.

Um dos dados da pesquisa realizada pela Ufrgs que mais chamou a atenção do deputado João Luiz Vargas foi sobre o sentimento da população sobre a responsabilidade dos poderes na diminuição das desigualdades regionais. No resultado do trabalho, cerca de 50% dos gaúchos acham que o maior responsável pela questão é o governo municipal. “Este é um dado extremamente importante, que deve ser levado em conta por todas as administrações”, destaca o deputado. Ele também destaca o incentivo a pequenas e médias indústrias locais como um dos apontamentos levantados pela população através da pesquisa.


03/07/2002


Artigos Relacionados


Fórum das Desigualdades começa a ter reuniões preparatórias

Adiadas reuniões finais do Fórum das Desigualdades Regionais

Reuniões finais do Fórum das Desigualdades Regionais são adiadas

Fórum das Desigualdades realiza mais três audiências e divulga pesquisa estadual

Trabalho: Mais duas unidades do Banco do Povo Paulista no interior

Fórum de Itapetininga ganha mais duas alas