Fórum Democrático debate Uergs em audiência pública em Frederico Westphalen
Na abertura da audiência pública do Fórum Democrático para debater o projeto do governo que propõem a criação da universidade estadual (Uergs), realizada no Auditório da Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen, o deputado João Osório (PMDB) afirmou que essa discussão deve ocorrer sem paixões, para saber da sociedade civil organizada o que ela pensa a respeito da implantação da nova universidade no Rio Grande do Sul.
João Osório lembra que a Constituição Federal impede que ocorra privilégio por faixa econômica para o ingresso público nas universidades e quer saber quais os critérios que serão utilizados para determinar quem vai estudar na Uergs. O parlamentar peemedebista disse que é favorável aos investimentos governamentais em educação, mas questiona a criação de cursos que venham a ser mais caros do que os existentes nas universidades comunitárias.
Já o deputado Vilson Covatti (PPB) observou que a metade norte do Estado é a região que está necessitada de ver o sonho da juventude ser acalentado com a existência da universidade nas suas comunidades. Ele disse que é importante atender a demanda de quem realmente precisa do ensino público, com cursos profissionalizantes para os filhos dos colonos e que possam atender às famílias mais carentes da região.
E o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), afirmou que o Parlamento gaúcho vem debatendo nas 22 regiões do Estado com muita responsabilidade por parte dos deputados para construir um projeto que possa ser representativo das comunidades para a implantação da Uergs.
Onyx Lorenzoni exemplificou que em Santa Catarina existem programas nas universidades comunitárias com bolsa de estudo a fundo perdido beneficiando 18 mil alunos e acredita que essas alternativas também devem ser discutidas nas audiências do Fórum Democrático.
Ele citou ainda que no Rio Grande do Sul são 217 mil alunos cursando o ensino superior, sendo 120 mil estudantes nas universidades públicas, com 7 mil alunos nas universidades federais e 113 mil alunos nas universidades comunitárias.
O deputado José Gomes (PT) considerou não haver demérito nenhum para a oposição participar e colaborar com o projeto do governo porque a criação da Uergs não é um projeto ideológico mas a realização de um sonho de esperança para todos os gaúchos.
A deputada Iara Wortmann (PMDB) disse que é a favor da universidade estadual para todos os alunos, sem distinção nenhuma e quer que o governo deixe isso bem claro às comunidades. Ela entende que a universidade que está no projeto não é aquela que poderá acolher todos os alunos e isso está sendo questionado pela sua bancada.
O deputado Dionilso Marcon (PT) estranhou o discurso dos parlamentares oposicionistas que contestam a iniciativa do governo aqui no Rio Grande do Sul, enquanto apóiam em nível federal o descaso do governo com as universidades públicas.
O deputado Elvino Bohn Gass (PT) também rebateu as críticas ao projeto do governo enfatizando que a oposição poderá apresentar emendas à proposta de criação da Uergs. Ele lembrou ainda que o atual governo está pagando os créditos educativos feitos no governo anterior e garantiu que serão mantidos todos investimentos necessários para a implantação da universidade.
A deputada Jussara Cony (PC do B) disse que a universidade estadual é uma demanda histórica da sociedade gaúcha e o governo pretende trazer essa questão para o debate com os gaúchos. Ela acrescentou que a proposta fere interesses das elites beneficiadas com o dinheiro público, que deverá ser usado no ensino, em ciência e tecnologia, que representam o desenvolvimento e a dignidade do povo rio-grandense.
05/03/2001
Artigos Relacionados
Fórum Democrátivo/Reunião em Frederico Westphalen frustra debate sobre orçamento
Começa a última audiência do Fórum Democrático sobre a Uergs
Fórum Democrático debate ingresso e permanência na Uergs
UERGS: Zambiasi abre debate do Fórum Democrático em Santa Maria
Fórum Democrático realiza penúltimo debate sobre a criação da Uergs
Fórum Democrático debate UERGS em Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta