Fórum Democrático: Região de Paranhana reivindica diversificação da economia



A necessidade da diversificação da economia dos 11 municípios, que fazem parte do Coredes Paranhana Encosta da Serra, foi uma das reivindicações apresentada na 22º audiência pública do Fórum Democrático das Desigualdades Regionais, ontem à noite, no auditório da Faculdade de Taquara.

O professor e assessor técnico do Coredes Paranhana Encosta da Serra, Paulo Roberto Von Mengden, ressalta que hoje 90% dos empregos da região vêm da indústria couro-calçadista, e “sempre que há uma crise nas exportações, há o desemprego em massa na região”.

Paulo Roberto entende que é possível desenvolver novas alternativas econômicas para a região, principalmente no setor moveleiro, construção civil e turismo. O professor afirmou durante a sua apresentação, que “na nossa região, aparentemente homogênea, há uma ilha de desigualdades. Existem diferenças de região para região, e não somente sócio-econômicas. E esse Coredes há 10 anos discute uma série de propostas que elegemos como ações prioritárias para a região, diminuindo as desigualdades”.

Além das questões do emprego, a região pede a conclusão das obras estaduais como a RS 239, ligando Novo Hamburgo a Riozinho; a duplicação até Parobé, finalização da ligação asfáltica até Riozinho, e na Encosta da Serra a RS 833, que vai até Santa Maria do Herval. Para o professor da Faculdade de Taquara, estas obras ativarão toda a economia da região, permitindo que a atividade industrial possa crescer. Ainda, Paulo Roberto Von Mengden aponta a questão dos planos diretores de desenvolvimento urbano e o plano diretor integrado de desenvolvimento rural como primordiais para a região.

O prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa em promover o debate, que permitiu apontar as necessidades regionais, possibilitando o repensar de um projeto de desenvolvimento. O prefeito ressaltou o trabalho que já vem sendo implantado no seu município que trata da questão ambiental, com a readequação dos lixões na rergião. Mas, Délcio Hugentobler entende que há urgência de uma política de geração de empregos na região.

A audiência de ontem foi a última no Estado, e presidida pelo deputado João Luiz Vargas(PDT), relator da Subcomissão Mista que trata das Desigualdades Regionais. Estiveram presentes ainda o prefeito de Igrejinha, Elir Domingo Girardi, representando a Famurs, o vereador Cléo Inácio Gonzaga, secretários da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Taquara, e o presidente do Corede Paranhana Encosta da Serra, professor Delmar Henrique Backes.


03/19/2002


Artigos Relacionados


Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região sul

Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região da campanha

Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região da Campanha

Fórum Democrático: região serrana quer mais recursos para Orçamento de 2002

Lídice da Mata defende diversificação da economia do Nordeste

Fórum Democrático começa a debater a LDO no dia 11