Fórum Democrático: Região de Paranhana reivindica diversificação da economia
O professor e assessor técnico do Coredes Paranhana Encosta da Serra, Paulo Roberto Von Mengden, ressalta que hoje 90% dos empregos da região vêm da indústria couro-calçadista, e “sempre que há uma crise nas exportações, há o desemprego em massa na região”.
Paulo Roberto entende que é possível desenvolver novas alternativas econômicas para a região, principalmente no setor moveleiro, construção civil e turismo. O professor afirmou durante a sua apresentação, que “na nossa região, aparentemente homogênea, há uma ilha de desigualdades. Existem diferenças de região para região, e não somente sócio-econômicas. E esse Coredes há 10 anos discute uma série de propostas que elegemos como ações prioritárias para a região, diminuindo as desigualdades”.
Além das questões do emprego, a região pede a conclusão das obras estaduais como a RS 239, ligando Novo Hamburgo a Riozinho; a duplicação até Parobé, finalização da ligação asfáltica até Riozinho, e na Encosta da Serra a RS 833, que vai até Santa Maria do Herval. Para o professor da Faculdade de Taquara, estas obras ativarão toda a economia da região, permitindo que a atividade industrial possa crescer. Ainda, Paulo Roberto Von Mengden aponta a questão dos planos diretores de desenvolvimento urbano e o plano diretor integrado de desenvolvimento rural como primordiais para a região.
O prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa em promover o debate, que permitiu apontar as necessidades regionais, possibilitando o repensar de um projeto de desenvolvimento. O prefeito ressaltou o trabalho que já vem sendo implantado no seu município que trata da questão ambiental, com a readequação dos lixões na rergião. Mas, Délcio Hugentobler entende que há urgência de uma política de geração de empregos na região.
A audiência de ontem foi a última no Estado, e presidida pelo deputado João Luiz Vargas(PDT), relator da Subcomissão Mista que trata das Desigualdades Regionais. Estiveram presentes ainda o prefeito de Igrejinha, Elir Domingo Girardi, representando a Famurs, o vereador Cléo Inácio Gonzaga, secretários da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Taquara, e o presidente do Corede Paranhana Encosta da Serra, professor Delmar Henrique Backes.
03/19/2002
Artigos Relacionados
Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região sul
Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região da campanha
Fórum Democrático - Cecilia destaca os investimentos para a região da Campanha
Fórum Democrático: região serrana quer mais recursos para Orçamento de 2002
Lídice da Mata defende diversificação da economia do Nordeste
Fórum Democrático começa a debater a LDO no dia 11