Fórum dos programas de proteção a testemunhas realiza reunião em Brasília (DF)



A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), realiza nesta quinta-feira (30)em Brasília, reunião do Fórum Permanente dos Programas de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas.

O objetivo do encontro é elaborar propostas de avanços nos programas de proteção e discutir a minuta do manual de procedimentos do Sistema Nacional de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas.

Participam da reunião representantes do Colégio Nacional de Presidentes dos Conselhos Deliberativos dos Programas Estaduais de Proteção a Testemunhas; Movimento Nacional de Direitos Humanos; e Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, que integra a Coordenação Nacional de Proteção a Testemunhas.

Da secretaria participam a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Lena Peres; o diretor de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos; e a coordenadora geral de Proteção a Testemunhas, Nilda Turra.


Programa 

O Programa de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas tem como objetivo principal a garantia da integridade física e psicológica de pessoas que se encontram em situação de risco, decorrente da colaboração prestada a procedimento criminal em que figuram como vítima ou testemunha. Elas devem estar no gozo da sua liberdade e ter personalidade e conduta compatíveis com as restrições de comportamento exigidas pelo programa, ao qual desejam voluntariamente aderir.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



30/09/2010 11:35


Artigos Relacionados


País tem 700 pessoas em programas de proteção a vítimas e testemunhas de crimes

Documento define metas para programas de proteção a vítimas e testemunhas

Políticas de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas serão discutidas em Brasília

Projeto de proteção aos biomas brasileiros realiza reunião na Mata Atlântica

Conselho de política cultura realiza 1ª reunião do ano em Brasília

CCJ EXAMINA PROJETO.DE PROTEÇÃO A TESTEMUNHAS