Projeto de proteção aos biomas brasileiros realiza reunião na Mata Atlântica



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza, quarta (30) e quinta-feiras (1º), a primeira reunião do Projeto Biomas na Mata Atlântica. Cerca de 40 profissionais, de cinco unidades da Embrapa, e mais 13 instituições de ensino, pesquisa e extensão do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e São Paulo estarão, em Vitória (ES), para conhecer o projeto, as áreas selecionadas para o trabalho experimental e discutir planejamento e estratégias de ação.

 

Coordenado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), o Projeto Biomas tem como objetivo viabilizar soluções para compatibilizar produção agropecuária com preservação ambiental, com ênfase no uso do componente arbóreo. Será dado enfoque especial às áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal (RLs) e áreas de uso alternativo (AUAs). Para isso, cerca de 240 pesquisadores da Embrapa, instituições de pesquisa  e universidades serão mobilizados durante nove anos para oferecer respostas à sociedade sobre a relação entre a produção e a preservação em todos os biomas do País. 

 

O primeiro bioma a ser trabalhado pelos pesquisadores é a Mata Atlântica. Para isso, foram selecionadas áreas no município de Linhares (ES). Segundo Alexander  Resende, pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) e coordenador dessa primeira reunião, “um dos objetivos do projeto é criar ambientes onde o agricultor possa perceber que a árvore na propriedade rural pode e deve ser considerada  também como fonte de renda, e que a sua presença possibilita otimizar os recursos naturais da propriedade, podendo, em muitos casos, reduzir a necessidade de insumos externos”.

 

Fonte:
Embrapa



Saiba mais sobre biodiversidade no Portal Brasil.



30/06/2010 18:32


Artigos Relacionados


Projeto de proteção da Mata Atlântica ainda não tem acordo para votação em urgência

CCJ analisa proteção da Mata Atlântica

Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica

Projeto Mata Atlântica é Aqui chega ao PET

Petrobras patrocina projeto de recuperação da Mata Atlântica

SOS Mata Atlântica aprova projeto de unidades catarinenses