Fórum Mundial de Direitos Humanos deve priorizar superação da violência, afirma ministra




"Temos que trabalhar para uma relação de paz", diz Maria do Rosário

VEJA MAIS

O Brasil deverá marcar posição na celebração dos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos promovendo, de 10 a 13 de dezembro, o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). Nesta terça-feira (19), a ministra-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e a secretária-executiva da pasta, Patrícia Barcelos, apresentaram, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), detalhes da organização do evento, a ser realizado em Brasília e que já tem mais de cinco mil inscritos do país e do exterior.

Segundo adiantou Maria do Rosário, o evento conta com a parceria de entidades civis e governamentais, unidas na busca de estratégias para a superação da violência, dentre outros objetivos.

- A violência é uma das principais chagas do país. Há, em média, 50 mil pessoas assassinadas [ao ano] no país. Temos que trabalhar para uma relação de paz e superação do marco em que se transformou a banalização da vida - defendeu Maria do Rosário.

O fórum também deve se tornar palco, segundo adiantou Patrícia Barcelos, do relato de defensores de direitos humanos que enfrentam violações constantes em sua luta diária. Alguns eixos de discussão devem abordar ainda as formas de violação dos direitos humanos pelo mundo; a relação entre as diferentes culturas e direitos humanos; os grupos vulneráveis (indígenas, ciganos, quilombolas, homossexuais, negros) que são alvos constantes de crimes de ódio e violência; a erradicação do trabalho escravo e infantil.



19/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra apresenta Fórum Mundial de Direitos Humanos

Brasília recebe Fórum Mundial de Direitos Humanos

Fórum Mundial de Direitos Humanos tem mais de 3 mil inscritos

Autorizações judiciais para trabalho infantil são inconstitucionais, afirma ministra dos Direitos Humanos

Fórum Mundial de Direitos Humanos começa nesta terça

Brasília sedia Fórum Mundial de Direitos Humanos em dezembro