Foz do Iguaçu receberá primeiro núcleo regional para desenvolvimento da faixa de fronteira



O município de Foz do Iguaçu (PR) vai receber o primeiro núcleo regional da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), coordenada pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. A comissão foi instituída por decreto presidencial em setembro de 2010, com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas para desenvolvimento da faixa de fronteira, estimulando a articulação do governo federal com governantes locais e países vizinhos.

A comissão conta, inicialmente, com 20 órgãos do governo federal e oito entidades convidadas. Ela será composta por uma Secretaria Executiva, exercida pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, e núcleos regionais, compostos de instituições que contribuem para o desenvolvimento e integração fronteiriços, em nível local ou regional.

Após a instalação efetiva da Comissão Permanente, provavelmente em abril, entrará em funcionamento o primeiro núcleo piloto em Foz do Iguaçu. Outros núcleos regionais serão criados, posteriormente, em municípios localizados ao longo dos quase 16.000 km da fronteira terrestre brasileira. 

O anúncio do local do primeiro núcleo regional foi feito durante o 5º Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira, que reuniu autoridades e técnicos do Brasil, Argentina e doParaguai, no dia 11 de fevereiro, no Centro Executivo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



21/02/2011 19:18


Artigos Relacionados


Primeiro núcleo regional de desenvolvimento da fronteira será instalado em abril

Santa Catarina terá Núcleo Regional de Desenvolvimento de Fronteira

Núcleo da Faixa de Fronteira do Paraná beneficiará mais de 2 milhões de pessoas

Comissão para Desenvolvimento da Faixa de Fronteira será instalada dia 26

Começa audiência para debater desenvolvimento na Faixa de Fronteira

Foz do Iguaçu recebe primeiro Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira