FRANCELINO ANUNCIA SIMPÓSIO EM MINAS SOBRE CRUZ E SOUSA



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) anunciou hoje (dia 19) que a Universidade Federal de Minas Gerais realizará, nas próximas semanas, um simpósio para debater a obra de Cruz e Sousa, que morreu no estado. "Lamento que o poeta tenha chegado a terras mineiras quando já estava irremediavelmente tuberculoso. Mesmo assim, os mineiros têm grande orgulho desse jornalista e poeta que tão bem soube defender a abolição da escravatura, por ser, ele mesmo, negro e filho de escravos", disse.

- Neste instante, cabe-me manifestar, em nome de Minas Gerais e dos mineiros, uma palavra de consagração à vida de Cruz e Sousa, que, nascido na doce e querida terra de Santa Catarina, não obstante o clima agradável daquele grande estado do Sul do país, foi, como era quase do destino dos homens públicos e dos pobres também, buscar refrigério de saúde nas montanhas de Minas Gerais. Cruz e Sousa foi para a localidade de Sítio, onde morreu - disse o senador.

Francelino lamentou que, ao se completar o centenário da morte de Cruz e Sousa, seus descendentes continuem vítimas do preconceito e da pobreza, vivendo em condições subumanas no Rio de Janeiro. "É triste constatar que o preconceito racial que levou Cruz e Sousa a ser recusado na Academia Brasileira de Letras ainda esteja tão vivo no Brasil, obrigando-nos a fazer uma reflexão sobre o real valor do papel do negro na história do país", ressaltou.

19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO FALA EM FLORIANÓPOLIS SOBRE O POETA CRUZ E SOUSA

PRAZO PARA ENTREGA DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA TERMINA NO DIA 15

PRAZO PARA ENTREGA DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA TERMINA NO DIA 15

VENCEDORES DO CONCURSO DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA SERÃO CONHECIDOS EM 16 DE JUNHO

Francelino anuncia fim do barbeiro em Minas Gerais

Francelino anuncia para 2002 conclusão de rodovia ligando Minas à Bahia