PRAZO PARA ENTREGA DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA TERMINA NO DIA 15



O Senado já está recebendo trabalhos destinados a concorrer ao Prêmio Cruz e Sousa de Monografia, instituído pelo Congresso Nacional com o objetivo de estimular o debate sobre a importância da vida e da obra do poeta para a cultura brasileira, no ano em que se celebra o centenário de sua morte. O prazo para a envio das monografias termina no dia 15.

Uma sessão do Congresso Nacional será especialmente convocada até o final do mês de junho para entrega do Prêmio Cruz e Sousa e das menções honrosas. Todos os trabalhos selecionados serão publicados pelo Senado Federal, e os inscritos que tiverem seus trabalhos aceitos receberão um Certificado de Participação.

Dois dos integrantes da comissão que selecionará os trabalhos até o dia 1º de junho já foram escolhidos: são o romancista e poeta Gerardo Melo Mourão e o presidente da Comissão Estadual para as Celebrações do Centenário da Morte de Cruz e Souza, Iaponan Soares, de Santa Catarina. Além dos dois, indicados como nomes de expressão da cultura brasileira, participarão da comissão três parlamentares.

O Prêmio Cruz e Sousa foi criado por projeto de resolução de autoria dos senadores Abdias Nascimento (PDT-RJ) e Esperidião Amin (PPB-SC), aprovado pelo plenário no dia 29 de janeiro. O prêmio será atribuído em duas categorias: Estudante, para alunos de graduação e de pós-graduação, e Geral, para poetas, escritores e outras pessoas interessadas, desde que detentoras de nacionalidade brasileira. Em cada uma das categorias será escolhido um trabalho a ser contemplado com o prêmio de R$ 10 mil. As monografias classificadas do 2º ao 5º lugares receberão menção honrosa.

As inscrições, individuais, deverão ser encaminhadas ao Conselho do Prêmio Cruz e Sousa, Diretoria-Geral do Senado Federal, Praça dos Três Poderes, CEP 70165-900, Brasília-DF. Para inscrever-se, o candidato deverá encaminhar um envelope lacrado contendo três cópias de monografia inédita ou editada por qualquer meio, apresentada em língua portuguesa, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com até 80 páginas de 30 linhas com 70 caracteres.

A monografia poderá ser apresentada em Word para Windows e enviada em disquete juntamente com as cópias impressas. Num segundo envelope lacrado, o candidato deverá enviar cópia legível da carteira de identidade, endereço completo e comprovante de matrícula, no caso da inscrição para a categoria Estudante.

O regulamento prevê a obrigatoriedade de adoção de pseudônimo, que deverá constar da parte externa dos dois envelopes, sendo vedada a identificação do candidato. Também na parte externa dos envelopes, deverá constar a categoria do candidato. Para os trabalhos enviados por via postal, vale a data do carimbo do Correio.

Os interessados poderão obter a íntegra do Regulamento do Prêmio e outras informações junto ao gabinete do senador Abdias Nascimento, telefone (061) 311-4229 ou no endereço na Internet http://www.senado.gov.br/web/senador/abdias/abdias.htm.



04/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRAZO PARA ENTREGA DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA TERMINA NO DIA 15

VENCEDORES DO CONCURSO DE MONOGRAFIAS SOBRE CRUZ E SOUSA SERÃO CONHECIDOS EM 16 DE JUNHO

RONALDO FALA EM FLORIANÓPOLIS SOBRE O POETA CRUZ E SOUSA

FRANCELINO ANUNCIA SIMPÓSIO EM MINAS SOBRE CRUZ E SOUSA

COMEÇAM A SER AVALIADOS OS TEXTOS PARA O PRÊMIO CRUZ E SOUSA

CONGRESSO RECEBE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO CRUZ E SOUSA DE MONOGRAFIA