Francelino registra encerramento da 4ª Mostra de Cinema de Tiradentes



O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da Subcomissão do Cinema Brasileiro, registrou o encerramento da 4ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Realizada entre os dias 19 a 28 do mês passado, a mostra teve por objetivo, segundo informou o senador, formar público para o cinema, daí a exibição gratuita dos filmes e seu caráter não competitivo.

Entre os 82 trabalhos exibidos, informou Francelino, o público escolheu como melhor filme de longa-metragem O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. Entre os curta-metragens, foi eleito A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach . O melhor vídeo foi Secos e Molhados, de Armando Mendezz. Os trabalhos preferidos do público receberam o Troféu Barroco.

A participação de 33.950 pessoas na Mostra de Tiradentes, este ano, atesta o sucesso da iniciativa, segundo o senador. Ademais, frisou, o evento consolidou-se como o de maior expressão dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro.

A 4ª Mostra de Tiradentes contou com a presença do ministro da Cultura, Francisco Weffort; do secretário da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Osvaldo, que representou o governador Itamar Franco; e do secretário do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas de Minas, Otávio Elísio.

02/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO REGISTRA SUCESSO DA 3ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

FRANCELINO RELATA ÊXITO DE MOSTRA DE CINEMA EM TIRADENTES

14ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa dia 21

Governador participa do encerramento da 30ª Mostra Internacional de Cinema

Mostra de Cinema de Tiradentes divulga vencedores

Divulgados os curtas da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes