Francelino registra fatos da política e cultura de MG



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (16), dois fatos que ele considera relevantes na história política e cultural de Minas Gerais: a posse do jornalista Pedro Rogério Couto Moreira na Academia Mineira de Letras e o falecimento do ex-deputado federal Sylvestre Ferraz Egreja.

Radicado em Brasília, Pedro Rogério toma posse, nesta quinta-feira à noite, na cadeira 38, ocupada por seu pai, o acadêmico Vivaldi Moreira, falecido em 2001. "O filho assumir a cadeira deixada pelo pai é um fato raríssimo", observou Francelino, informando que desde 1959 Vivaldi Moreira é presidente perpétuo da Academia Mineira de Letras, que também leva seu nome.

Ao fazer uma retrospectiva da vida profissional e literária de Pedro Rogério, Francelino Pereira mencionou o início da carreira jornalística, em 1969, no jornal Última Hora, em São Paulo. Também comentou a publicação de três livros, versando sobre a Amazônia, lembranças da infância e política na era de Juscelino Kubitschek. "Pedro Rogério chega à Academia por inegáveis méritos próprios, não somente no jornalismo, mas também na literatura", disse.

Em seguida, o senador pefelista lamentou a morte do político e empresário Sylvestre Ferraz Egreja, que tinha 100 anos e faleceu em São Paulo, no último dia 12. "Chegar aos 100 anos é um privilégio. Mas chegar aos 100 anos com a certeza de que o caminho percorrido foi de trabalho e realizações, de exemplo para as novas gerações, aí já é um privilégio incomum", declarou.

Mineiro de nascimento, paulista por adoção, Sylvestre Egreja foi cafeicultor, prefeito, deputado estadual e federal. Sua amizade com Francelino Pereira foi iniciada nos idos de 1970, na Câmara Federal. Egreja manteve-se tão firme, relatou o senador, que o levou a participar, em setembro de 2001, das festividades pelo seu centenário. Francelino pediu a transcrição, nos Anais do Senado, dos dados biográficos do homenageado, cuja trajetória na vida pública está retratada no livro Sylvestre Ferraz Egreja: 100 Anos de Luta.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALBERTO SILVA REMEMORA FATOS DA POLÍTICA DO PIAUÍ

FRANCELINO REGISTRA REALIZAÇÃO DO XI FÓRUM NACIONAL NO RIO

FRANCELINO REGISTRA PREMIAÇÃO DE CENTRAL DO BRASIL

Francelino registra encerramento da 4ª Mostra de Cinema de Tiradentes

FRANCELINO REGISTRA SUCESSO DA 3ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

FRANCELINO REGISTRA DECISÃO DE FHC DE REAJUSTAR SALÁRIOS DOS SERVIDORES