Francisco Dornelles apóia carta-compromisso em favor do Rio de Janeiro
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) anunciou no Plenário, nesta terça-feira (13), que seu partido endossa a carta-compromisso divulgada pela Frente Pró-Rio de Janeiro, que será apresentada a todos as agremiações políticas que disputam as eleições naquele estado. Ele disse que as prioridades definidas no documento são "extremamente importantes" para o desenvolvimento do Rio.
Uma das obras defendidas pela carta-compromisso, conforme Dornelles, é a construção do trem-bala ligando Rio de Janeiro a São Paulo, que considerou importante não apenas para os dois estados, mas para o país. Segundo ele, sem essa ligação ferroviária, o tráfego aéreo entre as duas capitais ficará impraticável, prejudicando, em conseqüência, a ligação com os demais pontos do país.
Outro ponto da carta, de acordo com o senador, é quanto aos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, "que precisam urgentemente de investimentos, sob risco de um apagão no tráfego aéreo extremamente nocivo para o desenvolvimento do país".
Revitalização
O senador defendeu também a revitalização do porto da cidade do Rio - outro ponto da carta-compromisso - para atender à demanda causada pelo crescimento das exportações e das importações.
A prioridade à indústria naval - outro ponto mencionado no documento do Movimento do Pró-Rio - também é ressaltada por Dornelles. Segundo ele, o Brasil já tem 46 navios em construção - "e a possibilidade de crescimento dessa indústria, em decorrência dos resultados do pré-sal, é realmente quase infinita".
O plano aquaviário e a construção do metrô Gávea-Barra são outros pontos na área do transporte indicados pelo Movimento Pró-Rio, entre os citados pelo senador.
13/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena lê carta a favor da transposição do Rio São Francisco
Rosalba lê carta de arcebispo a favor da transposição do Rio São Francisco
Francisco Dornelles manifesta apoio ao governador do Rio de Janeiro
Francisco Dornelles e Alvaro Dias se solidarizam com população do Rio de Janeiro
Francisco Dornelles: mudar atuais contratos de petróleo levará Rio de Janeiro à falência
Entidades lançam carta-compromisso por educação de qualidade