Francisco Dornelles ressalta competência de Luiz Fux, indicado para o STF




O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) elogiou nesta terça-feira (8) a indicação, pela presidente da República, do jurista Luiz Fux para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Fux atualmente é ministro do Superior Tribunal de Justiça.

- Competência, dignidade, caráter, espírito público são outros nomes do ministro Luiz Fux. A presença do ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal vai honrar esse tribunal, vai honrar o estado do Rio de janeiro, vai engrandecer o Brasil - declarou.

Na opinião do senador, o currículo de Luiz Fux "honra a magistratura brasileira", pois o magistrado é catedrático e livre docente em Processo Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), escreveu e publicou 17 livros, é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas desde 2009 e, nesse mesmo ano, foi convidado pelo presidente do Senado, José Sarney, para presidir a comissão especial de juristas para sistematizar e aperfeiçar o novo Código de Processo Civil, trabalho posteriormente transformado no PLS 166/10 (já aprovado pelo Senado e enviado para análise da Câmara dos Deputados).

- O ministro Fux tem participação comprovada em aproximadamente 500 eventos, tendo representado o Brasil em importantes fóruns internacionais - acrescentou o senador.

Tribunal de Justiça do RJ

Dornelles também saudou a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos. O senador informou que Rebelo dos Santos é magistrado de carreira, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

- O novo presidente é magistrado altamente conceituado pela sua competência, seriedade e capacidade de trabalho e de liderança - disse Dornelles.

Também tomaram posse no TJ-RJ o novo corregedor geral de Justiça, Antônio José Azevedo Pinto, e os novos vice-presidentes do tribunal, Nametala Jorge, Nascimento Povoas Vaz e Eduardo Ferreira Duarte.

- Como senador do estado do Rio de Janeiro, quero congratular-me com o Tribunal de Justiça do Rio pela presença de desembargadores tão ilustres na presidência, na corregedoria e nas vice-presidências desse tribunal - afirmou Dornelles, aproveitando para elogiar o trabalho realizado pelo ex-presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter.



08/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles ressalta competência, dignidade, caráter e espírito público do ex-secretário da Receita

Luiz Fux é indicado para o Supremo Tribunal Federal

Valter Pereira ressalta competência da Embrapa nos seus 37 anos de existência

Francisco Dornelles pede atenção para contas externas

Francisco Dornelles defende cota para exibição dos filmes nacionais

Para Francisco Dornelles, o Cade atua de forma "tacanha e atrasada"