Freire fala sobre tecnologia e Parlamento em seminário no Senado espanhol
- Somos um país relativamente novo, permeável à modernidade, com uma cultura bastante aberta, o que facilita ultrapassar certas barreiras conservadoras e tradições históricas comuns às chamadas grandes democracias ocidentais. Os Parlamentos não podem se converter em centros do atraso. Têm a obrigação de serem contemporâneos da modernidade - afirmou o senador.
Freire destacou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), especialmente na época da Assembléia Nacional Constituinte; as atividades da comunidade virtual do Poder Legislativo brasileiro (Interlegis), rede que possibilitou ae comunicação e informação entre os parlamentares de todo o país, nas esferas federal, estadual e municipal, por meio da internet; e o complexo de comunicação formado pela Agência Senado, Jornal do Senado, Rádio Senado e TV Senado, além do serviço telefônico A Voz do Cidadão, da biblioteca do Senado, da Subsecretaria de Edições Técnicas e da Gráfica do Senado.
- Os Parlamentos guardam em si a história de um povo e disponibilizá-la publicamente é ampliar a aventura democrática dos povos - afirmou o senador.
Freire ressaltou que, com a revolução técnico-científica, abriram-se enormes espaços para a incorporação de práticas de democracia direta, antes algo impensável no contexto da sociedade de massa.
- Acredito, por exemplo, que já devamos analisar seriamente a possibilidade de a sociedade poder votar diretamente alguns projetos, particularmente quando estes podem provocar impactos de grande relevância. A tecnologia permite este salto democrático - concluiu Freire.
29/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tecnologia de processamento de fala é tema de seminário
Sarney fala ao presidente do Parlamento da França sobre a boa fase da economia brasileira
Parlamento promoverá seminário sobre integração energética
Aberto seminário sobre o Parlamento do Mercosul e os direitos humanos
Parlamento deverá realizar seminário sobre integração energética
Mercadante fala sobre programas do Ministério de Ciência e Tecnologia