FREITAS DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
- Não defendo, em hipótese alguma, uma política de orçamentária irresponsável, assim como não desejo a retomada da inflação. Proponho, isso sim, que se faça justiça. Achamos inadmissível que todos os ônus recaiam em apenas um segmento. Talvez até outros setores tenham suportado os custos da presente política econômica, mas nenhum como o funcionalismo público - afirmou.
Freitas Neto também assinalou que os servidores vêm sendo "demonizados de todas as formas". Segundo ele, uma seqüência de medidas governamentais colocam os servidores em difícil posição perante a sociedade, como se fossem responsáveis por todos os males do país.
- Até o lamentável episódio das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo levou à edição de atos que dizem respeito ao funcionalismo, como o código de conduta.
Para o senador, impor ao servidores um código de conduta que garanta transparência ao exercício da função pública é algo positivo, mas "insinuar qualquer correlação entre o conjunto do funcionalismo e irregularidades como as que vêm chocando a opinião pública nacional representa uma humilhação imerecida". Freitas disse ainda que o governo, em todos os níveis, deve buscar o aperfeiçoamento da máquina administrativa e a sua transparência, mas a forma eficaz de atingir essa meta não é maltratando o funcionalismo.
- Ao contrário, será muito mais fácil garantir eficiência qualificando os servidores, valorizando-os profissionalmente - ressaltou.
11/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada MP 440/08, que concede reajuste salarial a diversas carreiras de servidores públicos
Aprovadas emendas à MP 440/08, que concede reajuste salarial a diversas carreiras de servidores públicos
FREITAS NETO PEDE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Jucá sugere subcomissão para estudar reajuste salarial de servidores
Paulo Octávio quer reajuste salarial digno para servidores
Paim quer reajuste salarial igual para servidores dos três Poderes