FREITAS NETO PEDE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS



O senador Freitas Neto (PFL-PI) pediu hoje (dia 14) a concessão de reajuste salarial para os servidores públicos, assinalando que, enquanto praticamente toda a população se beneficia das conquistas garantidas pelo Plano real, oônus se concentra apenas na categoria dos servidores públicos.

- Não defendemos a reindexação salarial. Desejamos apenas que os sacrifícios impostos pela política econômica deixem de concentrar-se apenas sobre um segmento da população brasileira. Algum tipo de reajuste deve ser concedido aos servidores públicos - afirmou.

Freitas Neto disse que o setor privado conseguiu encontrarfórmulas para recompor os salários de seus empregados, destacando que, "efetivamente engessada ficou apenas a relação entre empregador e empregados do serviço público".

O senador disse que somente os funcionários dos três níveis do poder público "amargam hoje o bloqueio não apenas de qualquer correção salarial, como até mesmo de qualquer negociação a respeito". A seu ver, "o governo federal não reajusta, não corrige, não discute. E o mesmo acontece nos planos estadual e municipal", afirmou.

Na opinião de Freitas Neto, existe espaço para algum tipo de recomposição salarial para os servidores públicos. A propósito, informou que o peso da folha de pagamento do funcionalismo sobre o total de gastos públicos não é tão grande quanto se diz. No âmbito federal, por exemplo, o senador entende que o conjunto dos salários dos servidores públicos, aí incluídos os inativos, fica abaixo de 40%, não chegando sequer perto dos limites de comprometimento fixados pela Constituição e pela legislação complementar.

14/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


FREITAS DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS

FREITAS NETO PEDE VERBAS PARA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ

FREITAS NETO PEDE SOLUÇÃO PARA MALHA RODOVIÁRIA DO PIAUÍ

Freitas Neto pede ajuda a vítimas da seca no PI

FREITAS NETO PEDE RIGOR NA APURAÇÃO DE DESVIOS NO SUS

FREITAS NETO PEDE ADIAMENTO DO LEILÃO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ