Frente Parlamentar visitará aterro sanitário



Em reunião que definiu a pauta de trabalhos dos primeiros meses da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21 Locais, realizada nesta quinta-feira (23), ficou decidido que os parlamentares do colegiado visitarão no dia 8 de setembro a Central de Tratamento e Disposição Final de Resíduos (aterro sanitário) de Nova Iguaçu (RJ). A visita foi sugerida pela presidente da comissão, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

- Queremos visitar locais onde o desenvolvimento sustentável está sendo rigorosamente observado. Se nesses lugares deu certo, por que não pode funcionar em outros locais? Nossa frente precisa conhecer e levar essas soluções para outros municípios - propôs Serys.

Além de Nova Iguaçu, os integrantes da frente deverão visitar projetos ecológicos em Ananindeua (PA), Xapuri (AC) e Curvelo (MG). Um dos temas mais debatidos durante a reunião foi o do aproveitamento de emendas de cunho ecológico na reforma tributária, em tramitação na Câmara. Segundo o deputado Ronaldo Vasconcellos (PTB-MG), vice-presidente da Frente, oito das 50 emendas ecológicas apresentadas foram acatadas pelo relator, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG).

Outros temas debatidos pelos parlamentares foram formas de dar visibilidade à frente. Para isso, será organizado um seminário com representantes do Executivo e do Legislativo. De acordo com Serys, a frente objetiva sensibilizar os órgãos governamentais em geral para a importância da questão ecológica. A frente deverá ainda promover um concurso de redação e promover a gravação de programas de televisão destinados à divulgação de mensagens ambientalistas.

Outra decisão da comissão foi a de promover um mutirão para desarquivar projetos que favoreçam o meio ambiente e tenham tramitado no Congresso. Feito o levantamento, os membros da Frente Parlamentar escolherão os mais importantes e estimularão sua votação. Estiveram presentes à reunião, além de Serys, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ), deputados, representantes do Ministério do Meio Ambiente e assessores.



24/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Irecê (BA) terá novo aterro sanitário em 2013

Catadores de Gramacho começam a receber indenização com o fim do aterro sanitário

Aterro Sanitário de Ribeirão Preto deverá ser encerrado em 180 dias

Aterro sanitário em região da Bahia atenderá 8 municípios até o final deste ano

Aterro sanitário junto a campus da UFRRJ vira alvo de críticas

Reitor da UFRRJ pede apoio para fechamento de aterro sanitário sobre aquífero