Frias foi um brasileiro ímpar, diz Renan Calheiros



O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quarta-feira (2), em Plenário, que o empresário e dono do jornal Folha de S. Paulo, Octavio Frias Filho, falecido no dia 29 de abril deste ano, foi "um brasileiro ímpar, um patriota como poucos, que tinha paixão pela notícia e pela informação".

- Quero, em nome do Senado, homenagear um brasileiro exemplar. Um pioneiro, um idealizador. Um homem que soube transformar seus sonhos em legado de liberdade e democracia para o país inteiro. Um homem à frente de seu tempo. Mais do que lamentar a morte do empresário, devo louvar os 94 anos de uma vida marcada pela ética, pela determinação e pela coragem - disse.

Renan destacou a simplicidade de Frias - "ele não gostava de ser chamado de doutor" - e disse que o empresário foi responsável pela modernização e pela consolidação de um dos maiores e mais influentes diários do país.

- O homem que começou como office-boy e acabou por construir o Grupo Folha, um dos conglomerados mais significativos da comunicação brasileira, fazia questão de ser chamado de 'seu' Frias. A simplicidade, a personalidade cativante e a gentileza no trato pessoal eram traços de quem nunca teve o poder como privilégio pessoal - afirmou.

O presidente do Senado ressaltou que Frias também se destacou ao lutar pela democracia e ao ajudar a construir uma imprensa livre e independente no país, fazendo valer a pluralidade de visões que se encontraria presente em diversos veículos do Grupo Folha, como o jornal Agora, o UOL - o maior portal brasileiro da Internet -, o Instituto Datafolha, a Editora Publifolha, a gráfica Plural e o jornal Valor, diário do Grupo Folha em parceria com as Organizações Globo.

- À família de Octavio Frias, meus sentimentos e a minha admiração. Aos seus filhos, em particular, a certeza de que continuarão conduzindo o Grupo Folha com a mesma grandeza e espírito público que fizeram de Octavio Frias exemplo não apenas para o jornalismo brasileiro, mas para todos os que sonham com um Brasil melhor e mais justo - concluiu Renan Calheiros.



02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino homenageia trabalhador brasileiro lembrando Octavio Frias

Prefeitos se reúnem com Renan Calheiros

PRESIDENTE DO STM CONDECORA RENAN CALHEIROS

FEF: RENAN CALHEIROS TEM PRESSA NA VOTAÇÃO

Renan Calheiros homenageia Pontes de Miranda

Renan Calheiros recomenda o voto favorável