Funai publica diagnóstico que avalia as metas do PNE/ Educação Indígena



A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou o relatório final da Avaliação Independente do Cumprimento dos Objetivos e Metas do Capítulo da Educação Indígena do Plano Nacional de Educação – PNE. A avaliação é resultado de uma pesquisa realizada em todo Brasil, com exceção dos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte, em que os povos indígenas ainda não foram reconhecidos oficialmente.

“A pesquisa levantou questões estruturantes, como a necessidade de criação da categoria escolar indígena para assegurar a especificidade do modelo de educação intercultural e bilíngue e sua regularização junto aos sistemas de ensino”, avalia Deusuleide Sá Câmara, coordenadora Geral de Educação da Funai.

O diagnóstico também aponta a necessidade de universalização da oferta de programas educacionais para todas as séries do ensino fundamental.

O trabalho foi conduzido pela Fundação Ajuri da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e contou com pesquisadores indígenas e não-indígenas.


Plano

O Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 10.172 de 2001, com validade de 10 anos, é um instrumento fundamental no direcionamento da política educacional brasileira. Ele estabelece diretrizes, objetivos, metas e os devidos prazos para todos os níveis e modalidades de ensino, entre elas a educação escolar indígena.

Trata também da formação e valorização do magistério, da gestão e do financiamento da educação, orientando as ações dos estados, municípios e União. O PNE tem ao todo 295 metas, das quais 21 são da modalidade “educação indígena”.


Fonte:
Funai



27/06/2011 12:51


Artigos Relacionados


Funai participa do lançamento de plano para educação indígena

Comissão de Orçamento avalia cumprimento de metas fiscais em audiência pública

Funai participa de lançamento do Mercosul Indígena

Funai instala base na entrada da terra indígena de Awá

Presidenta da Funai visita a Terra Indígena Mãe Maria

No Dia do Índio, senadores pedem presidente indígena para a Funai