Funarte lança projeto que publica documentos artísticos raros na internet



O projeto Brasil Memória das Artes, que será lançado na próxima segunda-feira (8), em Recife, tem como objetivo higienizar, acondicionar, catalogar e digitalizar documentos como: fotos, filmes, desenhos, publicações, partituras, arquivos sonoros e textos para que sejam lançados na internet. O material está disponível em uma área exclusiva do Portal das Artes. O espaço, que recebeu o nome do Brasil Memória das Artes, guarda materiais diversos sobre outros grandes nomes das artes brasileiras, como Cartola, Nelson Rodrigues e Augusto Boal.

Entre as coleções que já foram colocadas ao alcance dos internautas está o acervo do produtor Walter Pinto. Com coreografias, cenários e figurinos grandiosos, coro e orquestra numerosos, os espetáculos da companhia de Walter Pinto fizeram sucesso entre os anos 1940 e 1960 e renovaram o gênero da revista. O acervo inclui programas, textos, partituras, fotos e propagandas de espetáculos.

Os arquivos do Cedoc vêm sendo digitalizados desde 2000, mas boa parte do material ainda é inédito na web. Exemplo disso são os áudios dos shows do Projeto Pixinguinha, gravados desde 1977 e agora disponibilizados na rede. 

A primeira iniciativa de difusão de acervo foi feita em 2006, quando a Funarte pôs na internet o Canal Virtual, que reunia acervo sonoro e fotográfico. O final do ano de 2009 foi marcado pelo lançamento do Portal das Artes, que ampliou o acesso aos conteúdos do Cedoc e integrou os ambientes online da Funarte.

O evento de apresentação dos primeiros resultados do Brasil Memória das Artes acontecerá em São Paulo (16), Brasília (22) e Belo Horizonte (26).


Fonte:
Funarte



05/11/2010 19:32


Artigos Relacionados


Senado expõe documentos raros na Bienal do Ceará

Fapesp financia compra de documentos raros para a Unicamp

Serviço: Secretaria da Segurança Pública lança portal na internet

Governo do Estado de São Paulo lança portal da Secretaria da Segurança Pública na internet

Funarte lança editais de ocupação de espaços cênicos

Funarte lança 34 editais para premiar mil artistas