Funarte São Paulo recebe exposição brasileira de cenografia premiada em Praga
A exposição “Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro”, inédita no Brasil, será aberta no próximo dia 13, com entrada franca, na sede da Fundação Nacional das Artes (Funarte) de São Paulo. No dia 12, às 19h, haverá a abertura oficial da mostra, pelo presidente da Funarte, Antonio Grassi.
Elaborada para participar da Mostra de Países e Regiões da 12ª Quadrienal de Praga – Design e Espaço da Performance 2011 (PQ’11), a coletiva de trabalhos de artistas nacionais foi a grande vencedora da Triga de Ouro do maior evento mundial de cenografia.
O prêmio foi concedido por um júri internacional formado por reconhecidos profissionais do teatro contemporâneo, como o teórico em Teatro e Performance Marvin Carlson , a cenógrafa e designer estoniana Monika Pormale, a iluminadora israelense Felice Ross, a diretora do festival de Teatro de Santiago, Carmem Romero e o diretor, dramaturgo, cenógrafo e figurinista da África do Sul, ganhador da Medalha de Ouro na PQ’07 e presidente deste júri, Brett Bailey, entre outros. A exibição, realizada em junho deste ano, reuniu mostras de 62 países.
A representação brasileira teve curadoria geral de Antonio Grassi e a autoria do tema da Mostra Nacional é dos cenógrafos Aby Cohen e Ronald Teixeira. Na premiação, recebeu a seguinte avaliação do júri: “A exposição brasileira na PQ oferece visões e sentido de diversidade de um espectro cenográfico e os tipos de performances criadas no Brasil. A exposição apresenta com o mesmo peso, arte de rua, intervenções em site specific, performances com engajamento social, teatro de animação e formas convencionais de teatro.”
Para Antonio Grassi, a Triga de Ouro é um reconhecimento internacional ao talento dos profissionais brasileiros na arte cenográfica. “Este prêmio valoriza ainda mais o artista brasileiro, que mostrou sua expertise na área de cenografia em trabalhos nas diversas linguagens artísticas e que concorreram com importantes nomes do teatro mundial.”
Para a curadora adjunta Aby Cohen, “a mostra nacional brasileira já se anunciava como um sucesso de público [na PQ´11]. Acredito que a exposição pelo seu conteúdo e forma de apresentação, na qual se equilibravam e dialogavam os trabalhos expostos, arrebatou o público por memórias individuais que os levavam a uma experiência emotiva, mais do que apenas visual ou de conceito.”
Outro prêmio recebido pelo Brasil na 12ª Quadrienal de Praga foi o de Melhor Realização de uma Produção conferido ao trabalho ‘BR-3’, do Teatro da Vertigem, apresentado na Mostra Nacional e estará também na montagem de São Paulo, no espaço expositivo da Funarte.
Composição da mostra
A exposição reúne trabalhos de reconhecidos cenógrafos e figurinistas nacionais expostos em diferentes suportes – instalações, vídeos, croquis, objetos, fotografias. Em um espaço expositivo comum, apresentado como uma grande instalação, interagem as produções artísticas da cenografia teatral, das artes visuais e da cultura popular e revelam o homem brasileiro, segundo a própria curadoria. Estão organizados em quatro blocos (Memória, Lugares, Ação e Transposição) que dialogam entre si.
A visitação ao público fica aberta até o dia 4 de março, de segunda a segunda, das 14h às 22h, na Rua Alameda Nothmann, 1058, bairro Santa Cecília. Mais informações no telefone (11) 3662-5177 (Funarte São Paulo) ou no site oficial das exposições.
Fonte:
Funarte
06/12/2011 15:53
Artigos Relacionados
Funarte discute participação do Brasil na Quadrienal de Praga de Cenografia
Funarte São Paulo recebe mostra de Fernando Lindote
Museu da Casa Brasileira recebe exposição Jardim de brinquedo
Unicamp: Tese é premiada pela Sociedade Brasileira de Computação
Tatuí recebe a premiada pianista Diana Kacso
Casa de Dona Yayá recebe banda premiada de ex-alunos da ECA