Unicamp: Tese é premiada pela Sociedade Brasileira de Computação



No trabalho, é proposta uma engenharia de processo, de software e de qualquer outro trabalho humano intensivo em conhecimento

O trabalho “Uma Proposta Orientada a Perfis de Capacidade de Processo para Evolução da Melhoria de Processo de Software”, de autoria de Clênio Figueiredo Salviani e orientada pelo professor Mário Jino, foi premiado como melhor tese de doutorado do concurso de teses em qualidade de software do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O prêmio foi recebido em 31 de maio de 2006.

A pesquisa, apresentada à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Copmpuatação (Feec) da Unicamp, evolui a área de melhoria de processo com a utilização da flexibilidade da arquitetura contínua da ISO/IEC 15504 para um melhor alinhamento da melhoria com o contexto e objetivos estratégicos específicos de cada organização, principalmente as pequenas e micro.

No trabalho, é proposta uma engenharia de processo, de software e de qualquer outro trabalho humano intensivo em conhecimento, dirigida por perfis de capacidade de processo. Ele desenvolve uma abordagem-exemplo dessa engenharia com um conjunto de propriedades, um modelo unificado, um ciclo de melhoria e um conjunto de medições, bem como um método para o estabelecimento de perfis de capacidade de processo. As propostas são validadas com análises, aplicações práticas e uma agenda de pesquisa.

Salviano identificou três gerações de arquiteturas de modelos de capacidade de processo (estagiada fixa, contínua fechada e contínua aberta). Segundo o autor, a melhoria de processo de software baseada nos níveis de maturidade fixos da arquitetura estagiada dos modelos SW-CMM e CMMI não atendem à diversidade de contextos e objetivos estratégicos das organizações intensivas em software.

A pesquisa é uma cooperação entre a Unicamp e o Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), onde o autor trabalha. Em abril de 2006, Salviani e o pesquisador Mário Jino obtiveram o terceiro lugar no Ciclo 2005 do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP), com o projeto “Perfis de Capacidade de Processo para Melhoria de Processo”. A premiação aconteceu durante o Workshop da Qualidade e Produtividade em Software - WQPS, nos dias 27 e 28 de abril de 2006, em Brasília/DF. Neste concurso, dos 142 projetos submetidos para o Ciclo 2005 foram relatados 92% dos projetos, sendo que 50 foram considerados concluídos (35%) e encaminhados para avaliação final 49 projetos cuj

06/13/2006


Artigos Relacionados


Conferência apresenta o uso da computação na sociedade moderna

Unicamp é premiada por produção científica

Evento: Unicamp recebe Grande Prêmio Capes de Tese

Tese de aluno da Unicamp estuda uso racional da água para a agricultura

Para Casagrande, debate sobre CPMF pela primeira vez traz interesses da sociedade brasileira

Funarte São Paulo recebe exposição brasileira de cenografia premiada em Praga