Fundap celebra 38 anos de contribuição à administração pública



Fundação atua para elevar eficiência do aparelho do Estado

Na última semana, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo, a Fundap, ligada à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, comemorou 38 anos de existência. O órgão foi desenvolvido pelo governo paulista em 1974 para reformar e modernizar a administração pública estadual.

Criada para ser um centro de referência na área de administração pública, a Fundap atua em três áreas: capacitação de servidores, desenvolvimento organizacional e pesquisas aplicadas. Somente nos últimos oito anos, os cursos de capacitação atenderam cerca de 160 mil servidores, sem contar com o programa de estágios do Governo do Estado de São Paulo, pelo qual já passaram mais de 140 mil estudantes em todas as secretarias.

Embora lançada para atuar na administração paulista, a Fundap já desenvolveu inúmeros trabalhos em outros Estados e fora do país. Em 1981, por exemplo, contribuiu para que o antigo território de Rondônia se tornasse um Estado, participando da definição da estrutura administrativa, legislações e sistemas para áreas de recursos humanos e finanças.

No cenário internacional participou, durante as décadas de 80 e 90, da reconstrução administrativa de países africanos lusófonos, como Cabo Verde, Moçambique e Angola que, após o processo de independência, estavam com suas estruturas organizacionais fragilizadas.

Do Portal do Governo do Estado



10/02/2012


Artigos Relacionados


Fundap lança edição do perfil da administração pública

CCJ unifica em dez anos o prazo de prescrição de crimes contra administração pública

Senadores comemoram 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública

Administração pública leva em média 16 anos para analisar contas de ONGs

Fundap: Abertas inscrições para o Prêmio Mario Covas - Inovações na Gestão Pública

Fundap: Abertas inscrições para o Prêmio Mario Covas - Inovações na Gestão Pública