Senadores comemoram 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública



O Plenário vai comemorar nesta terça-feira (12), no horário do expediente, às 14h, os 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), celebrados no dia 11 de agosto. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente do Senado.

Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Enap tem como missão desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. Em seus programas, oferece cursos presenciais e a distância que buscam atender às demandas de capacitação dos servidores.

A seleção da primeira turma e o funcionamento do primeiro curso da Enap ocorreram de agosto de 1988 a janeiro de 1990. Em seu requerimento, Garibaldi lembra que a Enap foi criada em 1986 nos moldes da instituição francesa École Nacionale D'Administration (ENA) e tornou-se uma escola de excelência no recrutamento, na formação e no treinamento de quadros de elite do serviço público federal.

- A carreira criada quando da instituição da escola - a de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - tem sido um sucesso e um acerto dos governantes que nela apostaram. Como exemplo, e bem representando a enorme competência dos integrantes da carreira, podemos mencionar que por diversas vezes os postos de ministro interino, secretário-executivo de ministério e secretário de ministério, entre outros importantíssimos cargos, foram ou são ocupados pelos chamados gestores governamentais - disse Garibaldi.

Para o senador, a Enap é um exemplo de instituição pública, ao lado de outros centros de formação de excelência profissional, como o Instituto Rio Branco, a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e as escolas militares, entre elas a Escola Superior de Guerra (ESG), a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a Escola Naval e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Os 20 anos ora comemorados foram precedidos de um disputado concurso para a Enap, em nível nacional, no qual 60 mil candidatos concorreram a somente 120 vagas, informou o senador. Garibaldi lembrou ainda que a Enap foi criada pelo então presidente José Sarney, hoje senador (PMDB-AP).



08/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram Dia Nacional da Defensoria Pública

Escola Nacional de Administração Pública promove capacitação no RS

Encerrada homenagem à Escola Nacional de Administração Pública

Recife recebe primeiro curso da Escola Nacional do Consumidor em 2011

Escola do Legislativo palestra aos alunos do curso de Administração da Ufrgs

Senadores comemoram 40 anos da ECT