Fundo pode financiar apoio a policiais e bombeiros



O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) deve também apoiar programas de assistência psicossocial aos bombeiros militares e policiais, seus dependentes e companheiras. É o que estabelece projeto (PLS 97/08) do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta semana.

A inclusão dos bombeiros militares no texto foi sugerida pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF), e acolhida pelo relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP). A matéria altera dispositivos da Lei 10.201/01. Agora, o texto será examinado em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Para Renan Calheiros, é evidente a situação de estresse a que estão submetidos os trabalhadores da segurança pública em suas atividades diárias de combate à criminalidade.

Assassinato

O assassinato do diretor do presídio de segurança máxima Bangu 3, tenente coronel José Roberto do Amaral Lourenço, ocorrido na última quinta-feira (16), é um exemplo da violência a que estão expostos esses servidores. O diretor foi morto ao ter seu carro atingido por 60 tiros na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

José Roberto dirigia o presídio de Bangu 3 havia quatro anos e, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do estado, o militar não tolerava indisciplina. Ao assumir o posto, uma de suas primeiras ordens foi a de separar os líderes criminosos dos outros presos. Outros cinco funcionários do Complexo de Segurança Máxima de Bangu, na Zona Oeste do Rio, já foram mortos desde 2000.

Janaina Araújo/Jornal do Senado



17/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fundo Nacional de Segurança Pública pode financiar ações de apoio psicossocial a policiais e bombeiros

CCJ aprova fundo para complementar salário de policiais e bombeiros

Renan Calheiros defende fundo para uniformizar salários de policiais e bombeiros

Fundo pode financiar recuperação de áreas degradadas

Suplicy: Fundo de Cidadania pode financiar educação com recursos do pré-sal

Aprovado reajuste a policiais militares e bombeiros do DF