Fusão do esporte com a cultura terá prioridade na Copa de 2014



A promoção da relação da cultura com o esporte para a Copa do Mundo de 2014 será incentivada pela Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, por meio de ações educativas. Ao lançar a câmara na terça-feira (26), em Brasília, o ministro do Esporte, Orlando Silva, garantiu que o Brasil fará o “melhor mundial da Fifa de todos os tempos e que o mundo vai conhecer o País na sua ‘inteireza’, com as suas virtudes e seus limites”.

O ministro disse que pretende somar a visão do Ministério do Esporte ao trabalho dos representantes do Ministério da Cultura e das secretarias especiais de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Presidência da República que integram a câmara.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, reforçou a necessidade de mostrar ao mundo a diversidade cultural brasileira, sem, no entanto, esconder seus problemas. “O Brasil é conhecido internacionalmente como o país do samba e do futebol, mas também pela violência e desigualdade social. Não vamos esconder isso, mas vamos mostrar a nossa riqueza cultural e trabalhar a nossa auto-estima, mostrar que o brasileiro tem orgulho do que é”, explicou.

“Seremos parceiros, vamos trabalhar para ajudar a antecipar os problemas e apresentar soluções”, afirmou André Lázaro, secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também participou do lançamento da câmara o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência, Mário Theodoro. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do mamulengueiro Chico Simões, que atua no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.

A câmara é uma das nove que compõem a estrutura montada pelo governo federal para discutir políticas públicas e soluções técnicas para a preparação da Copa 2014.

O ministro assegurou que a Copa deixará um legado de intervenções em áreas urbanas que trarão ofertas adequadas de infraestrutura e serviços para a população. “Teremos estádios belíssimos, novos aeroportos, um bom sistema de transporte”, afirmou.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



27/04/2011 11:04


Artigos Relacionados


Ministério do Esporte apresenta impactos de Copa 2014 a empresários

Esporte diz que Brasil entregará obras da Copa de 2014 no prazo

Esporte lança câmara para acompanhar Copa 2014

Ministro do Esporte visita obras em Manaus para Copa 2014

Ministro do Esporte visita obras de Curitiba para Copa 2014

Ministério do Esporte faz mapeamento das empresas para preparação da Copa 2014