Fux pede informações ao Senado sobre sessão que derrubou vetos a royalties
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pediu, na tarde desta sexta-feira (08), informações ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a sessão que derrubou o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao novo sistema de distribuição dos royalties do petróleo.
O pedido é o primeiro despacho do ministro ao mandado de segurança (MS 31.944) impetrado por parlamentares do Rio de Janeiro e Espírito Santo, insatisfeitos com as mudanças nos critérios de distribuição dos recursos previstas na Lei 12.734/12.
Na peça, assinada por 25 deputados e pelos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Lindbergh Farias (PT-RJ), os parlamentares pedem a suspensão dos efeitos da votação e afirmam que o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que preside a Mesa do Congresso Nacional, agiu com “ilegalidade e abuso de poder” na condução dos trabalhos na sessão de quinta-feira. Ainda segundo eles, o presidente “feriu o direito líquido e certo dos impetrantes de participar do processo legislativo constitucional”.
Os autores do mandado de segurança também argumentam que houve desrespeito a prazos regimentais depois que o Planalto admitiu uma falha e foi obrigado a republicar os vetos na terça-feira (5). Na opinião deles, seria necessária a formação de uma outra comissão específica e a elaboração de novo parecer a fim de que a matéria pudesse ir a Plenário.
Por meio da assessoria de imprensa, o presidente Renan Calheiros informou que vai se manifestar sobre o assunto no curso do processo.
Este é o terceiro mandado segurança no Supremo, todos apontando irregularidades formais na sessão e desrespeito a regimentos internos do Parlamento.
08/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ferraço pede suspensão da sessão que examina vetos a partilha dos royalties
Bancadas do RJ e ES vão recorrer ao Supremo para anular sessão que derrubou vetos
Bancadas do Rio e Espírito Santo querem anular sessão que derrubou veto aos royalties
Renan cobra apuração de fraude em sessão do Congresso, mas garante validade de votação que derrubou vetos
Renan confirma sessão do Congresso para exame dos vetos aos royalties do petróleo
SESSÃO PLENÁRIA/Foscarini pede informações sobre construção de presídios