GALERIA SENADO EXPÕE PRODUTOS DO PARÁ



Como parte das comemorações dos 500 Anos do descobrimento do Brasil, foi aberta ontem (dia 28) na Galeria Senado, uma exposição de produtos típicos do Pará. Peças de cerâmica Marajoara e Tapajonica, além de produtos naturais e industrializados fabricados na região, ficarão expostos nas 23 vitrines da galeria até o dia 08 de outubro.

De acordo com os organizadores, a exposição procurou reunir desde artesanato indígenas, como vasos de gargalo, imagens de ídolos, urna mortuária etc, até produtos industrializados por empresas instaladas no Pará. Entre estes, destacam-se tábuas para frios, suportes para facas e descansadores de mesa, fabricados com madeira da floresta Amazônica.

Entre os manufaturados, há uma linha de produtos de beleza, contendo shampus, sabonetes, óleos e perfumes extraídos de plantas e ervas da Amazônia paraense.

Destacam-se, também, o artesanato de miriti, uma fibra vegetal empregada na confecção de brinquedos, e uma coleção de postais do artista plástico Mário Barata, baseada em imagens da padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré.

Em homenagem à santa, que inspirou a famosa procissão do Círio (um vela grande de cera) de Nazaré, foram trazidas várias peças do Museu Nazaré, entre as quais um manto verdadeiro e réplicas da padroeira.

Várias peças pertencentes ao Museu Emílio Goeldi, entre as quais animais empalhados, cocares indígenas e amostras de recursos naturais típicos do Pará, integram a exposição.

A exposição do estado do Pará tem ainda uma coleção de bebidas naturais da região, que inclui água de coco, polpa de frutas, como açaí, manga e graviola, até refrigerantes e a cerveja Cerpa.

29/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado Galeria expõe pintura indiana

SENADO GALERIA EXPÕE QUADROS DE DUPÉ

Senado Galeria expõe artesanato de mulheres indígenas

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO