Senado Galeria expõe pintura indiana



A exposição "A Arte de Madhubani", aberta nesta quinta-feira (dia 9), às 11h, na Senado Galeria, traz 22 quadros pintados por habitantes da região de Mithila retratando histórias e lendas da cultura indiana. Para os pintores, suas obras são celebrações do sublime, imagens de poder e fertilidade e também uma maneira de neutralizar o mal. A exposição pode ser visitada até o dia 16 de agosto, das 9 às 18h, com entrada franca.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o embaixador da Índia Muthal P. M. Menon e o primeiro-secretário da Mesa, senador Carlos Wilson (PPS-PE), que registrou a grande afinidade cultural entre o Brasil e a Índia.

- Este é um evento cultural da maior importância, e quero reafirmar meu agradecimento ao embaixador e ao corpo diplomático da Índia, por terem dado ao povo brasileiro a oportunidade de conhecer uma exposição de tão alto nível - disse Carlos Wilson.

As pinturas indianas, explicam os promotores da mostra, tornaram-se tradição que ainda hoje sobrevive em algumas aldeias. Mesclando cores vivas, tênues e tons avermelhados, a pintura nas paredes são transitórias e quando desaparecem com o tempo, são repintadas obedecendo o momento presente, como o casamento de uma filha ou o nascimento de uma criança.

Deuses indianos são fontes de inspiração dos pintores, que costumam imprimir narrativas lendárias nas paredes de santuários, geralmente presentes em residências da Índia, bem como representações dos deuses da fertilidade e do amor em aposentos nupciais.

No encerramento da exposição, no auditório Petrônio Portela, às 12h, serão exibidos dois filmes indianos - Spice (no dia 15) e Silenciosamente a Madrugada e o Dia Vão Passando (no dia 16).

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


GALERIA SENADO EXPÕE PRODUTOS DO PARÁ

SENADO GALERIA EXPÕE QUADROS DE DUPÉ

Senado Galeria expõe artesanato de mulheres indígenas

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO