Gana recebe lista de equipamentos do Mais Alimentos
O embaixador da República de Gana no Brasil, Wallace Gbedemah, recebeu, nesta terça-feira (25), a lista de equipamentos que podem ser adquiridos pelo país africano por meio do Programa Mais Alimentos Internacional, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O documento inclui, indústrias brasileiras habilitadas no programa interessadas em negociar com o país na venda, além da cotação de preços das máquinas e dos implementos agrícolas.
A lista será enviada pelo embaixador ao governo de Gana, que vai escolher os equipamentos com potencial de compra. “Os próximos passos são reunir a comitiva técnica ganesa com as entidades que representam a indústria. Depois, os técnicos podem visitar as empresas que julgarem mais apropriadas e iniciarem as negociações”, explicou o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite.
Wallace Gbedemah disse estar feliz com a oportunidade e espera que a os equipamentos e implementos sejam comercializados até o final do ano. “Como os brasileiros gostam de dizer, nós estamos com a bola e, certamente, vamos jogar. Sabemos da qualidade dos produtos e estamos muito interessados”, afirmou o embaixador.
Cuba e Zimbábue já podem adquirir máquinas
Também nesta terça-feira, foi aprovado, no Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig), o financiamento das máquinas para Cuba e Zimbábue. Os dois países receberam a lista de equipamentos em 2013, demonstraram interesse em determinadas máquinas e receberam o aval para efetuar a compra. “Os tranches de Cuba e do Zimbábue foram aprovados. A expectativa é que eles já adquiram os produtos e os recebam nos próximos três meses”, salientou Marco Antônio.
Atualmente, seis países recebem cooperação no âmbito do Mais Alimentos Internacional: Gana, Zimbábue, Senegal, Moçambique, Quênia e Cuba.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
25/02/2014 20:22
Artigos Relacionados
Gana adere ao programa Mais Alimentos Internacional
MDA inicia exportação de máquinas para Gana pelo programa Mais Alimentos
Agricultores do Rio Grande do Sul recebem equipamentos do programa Mais Alimentos
Gana adere a programa brasileiro de alimentos
Diário Oficial publica lista de alimentos e saneantes proibidos pela Anvisa
Lista de equipamentos para importação está disponível para consulta pública