Garantia antecipada poderá facilitar regularização fiscal de contribuinte devedor



O contribuinte em débito com a Receita Federal que ainda espera pela execução fiscal poderá, se oferecer garantia idônea, obter certidão positiva com efeito de negativa, a qual representa regularidade fiscal para efeitos de atividade empresarial. Proposta nesse sentido foi aprovada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em decisão terminativa .

De autoria do senador Armando Monteiro(PTB-PE), o projeto (PLS 244/2011) recebeu voto favorável do relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Conforme explica o relator, atualmente, o contribuinte em débito tributário e que ainda não foi executado judicialmente não consegue obter certidão positiva com efeito de negativa nem mesmo se oferecer garantia idônea.

A proposição visa possibilitar ao poder público a emissão de tal certidão "a qualquer momento, uma vez garantida a dívida por meio de processo judicial". Ainda conforme Luiz Henrique, o "crédito tributário continuará ileso, podendo, inclusive, ser executado".

Ao elogiar a iniciativa do autor da matéria, o relator ressaltou que a proposta está amparada em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contribuinte devedor poderá oferecer garantia para obter certidão de regularidade fiscal

Nota Fiscal Paulista: Acessa SP e e-poupatempo auxiliam contribuinte

Consumidor poderá ter desconto para quitação antecipada de dívida

Contribuinte poderá declarar doações no IR

Aprovado projeto que beneficia contribuinte ao aperfeiçoar processo administrativo fiscal

Contribuinte poderá sacar restituição do IRPF a partir do dia 15