Garibaldi abre Semana de Valorização da Primeira Infância



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, abriu nesta terça-feira (18) a programação da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz - Infância e Paz. Na ocasião, Garibaldi disse esperar que esse encontro seja o primeiro de uma série que deverá incentivar, no Congresso Nacional, a discussão sobre a infância.

VEJA MAIS

- Durante muito tempo, a importância da infância não foi reconhecida pelos adultos. Ignoravam-se as necessidades específicas dessa fase, um período de grande fragilidade e plasticidade, que pede cuidado, atenção, estímulos e educação - destacou Garibaldi.

Em seu pronunciamento, ainda, ao lembrar do empenho da Casa no sentido de proteger os menores, Garibaldi destacou que em 2007 o Senado aprovou projeto de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância (Lei 11.523/07).

O presidente do Senado lembrou ainda que a programação da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz - Infância e Paz prevê a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que partilharão suas reflexões sobre o tema. Para Garibaldi, esta semana se tornará uma referência internacional como fórum de discussão de quem se ocupa em pensar nos temas ligados à primeira infância.

A abertura do evento contou também com a participação dos senadores Pedro Simon, Marisa Serrano (PSDB-MS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), além do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny, e do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior.

Marisa Serrano afirmou esperar que a semana de debates leve ao Senado, além de boas idéias, compromissos sólidos para com a primeira infância.

- As crianças precisam de atenção específica e prioritária dos nossos governos. Temos que brigar pela valorização da primeira infância. Temos que defender e discutir o tema. Se não defendermos as crianças, quem o fará? - questionou a senadora.

Cristovam Buarque, por sua vez, afirmou que o problema da violência tem que ser resolvido na infância. Para o senador, é preciso criar um conceito de paz nas crianças.

- Vamos despertar o Brasil para o óbvio, temos que cuidar da base para que a pirâmide funcione bem. Vamos cuidar da infância e da educação - conclamou.

Já o representante da Unesco destacou que toda criança precisa de cuidados especiais na primeira infância para que possa se tornar um adulto promotor da paz.

- A Unesco tem muitos objetivos, mas uma única missão: construir uma cultura da paz - destacou.

A Semana de Valorização da Primeira Infância prossegue até a quinta-feira (20) e contará com palestras, oficinas e debates. As atividades se realizarão no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, e nas dependências do Programa Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo), e poderão ser acompanhadas por meio de videoconferência nas Assembléias Legislativas que integram o sistema do Interlegis. A programação completa pode ser vista em http://www.senado.gov.br/sf/senado/programas/infanciapaz/ default.asp por objetivo mobilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento do indivíduo no período de zero a 6 anos de idade.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado abre 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Senado abre 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Paim anuncia Semana de Valorização da Primeira Infância

Senado promove 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância

Senado promove 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância

Senado promove em novembro a Semana de Valorização da Primeira Infância