Garibaldi abre Semana Guimarães Rosa, com lançamento de dicionário e exposição



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, abriu na tarde desta quarta-feira (20) exposição comemorativa do centenário de nascimento do escritor mineiro João Guimarães Rosa. A mostra integra as comemorações do Ano Cultural Artur da Tavola.

Em rápida cerimônia, também foi lançado o Dicionário de Guimarães, de Luiz Coronel, composto por estudos, avaliações e relatos sobre o universo do escritor mineiro. A exposição, com acervo da Academia Brasileira de Letras (ABL), ficará aberta até o dia 29, no 1º andar do anexo II do Senado.

A homenagem teve a presença da filha do escritor, Vilma Guimarães Rosa, e de parlamentares e alunos do Colégio Setor Leste de Brasília. Na abertura da exposição, o senador e membro da ABL Marco Maciel (DEM-PE) lembrou que o Brasil comemora em 2008 dois centenários - o da morte do escritor Machado de Assis e do nascimento de Guimarães Rosa. No próximo ano, também serão completados 100 anos da morte do escritor Euclides da Cunha.

Marco Maciel observou que Guimarães Rosa (autor de Grande Sertão: Veredas) e Euclides da Cunha (Os Sertões) têm muito em comum, pois ambos tentaram "entender a realidade do sertão" brasileiro. Maciel é o presidente da Comissão Ano Cultural Artur da Tavola.

Já o senador Garibaldi Alves fez questão de citar em seu pronunciamento Câmara Cascudo, segundo ele, "um escritor do Rio Grande do Norte que também se dedicou às raízes brasileiras". O Senado aprovou recentemente proposta que dá o nome de Rodovia Guimarães Rosa à BR 135, entre Curvelo e Januária (MG). Cordisburgo, onde nasceu o escritor, fica próximo de Curvelo. 



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis

Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis

Senado promove Semana Guimarães Rosa

Trajetória de Guimarães Rosa é destaque na TV Senado

Marco Maciel homenageia Guimarães Rosa

Senado comemora centenário de Guimarães Rosa