Senado comemora centenário de Guimarães Rosa
O Senado Federal sediará - no período de 20 a 29 de agosto - a Exposição Guimarães Rosa, cujo acervo pertence à Academia Brasileira de Letras. A abertura oficial da mostra ocorrerá em conjunto com o lançamento do Dicionário de Guimarães, de Luiz Coronel, às 14h da próxima quarta-feira (20), no 1° andar do Anexo II do Senado. Guimarães Rosa teria completado 100 anos em junho passado.
Após a abertura da exposição (que permanece aberta ao público até o dia 29), por volta das 15h, será realizado um painel sobre Guimarães Rosa com a presença do jornalista Sérgio Sá, do poeta Alexei Bueno, da professora Elizabeth Hazin e da escritora Vilma Guimarães Rosa. O local é o Auditório Antonio Carlos Magalhães, no edifício do Interlegis (Via N2 - em frente ao Prodasen).
Às 18h, no mesmo auditório, a escritora Vilma Guimarães Rosa lança seu mais recente título: Relembranças. Filha de Guimarães Rosa, ela completou seus estudos na Universidade Sorbonne e na Aliança Francesa, em Paris, onde residiu durante alguns anos. É autora de diversos livros, entre eles Acontecências, Setestórias, Carisma, Clique! e As Visionárias.
Convidado pela Comissão do Ano Cultural Artur da Távola (organizadora da programação) para ser o mediador do painel sobre Guimarães, Sérgio de Sá é mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e doutor em Letras. Atuou em diversos jornais, como Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Correio Comercial, lecionou em faculdades de jornalismo e foi assessor de imprensa de alguns ministérios.
Já o poeta Alexei Bueno, um dos palestrantes, publicou, entre outros livros, As Escadas da Torre, Poemas Gregos, Livro de Haicais, A Via Estreita e Os Resistentes. Como editor, organizou a Obra Completa de Augusto dos Anjos e a Obra Completa de Mário Sá Carneiro, entre outros. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior.
Além de Alexei e Vilma Guimarães, haverá uma terceira palestrante: a professora Elizabeth Hazin. Ela fez especialização em Literatura Inglesa na Universidade de Londres, mestrado em Teoria Literária e doutorado na Universidade de São Paulo defendendo a tese A gênese do Grande Sertão: Veredas, sobre Guimarães Rosa. Também é poeta e tem nove livros publicados.
Roberto Homem / Assessoria da Presidência
15/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
2008 marca centenário de nascimento de João Guimarães Rosa
Senado comemora centenário de nascimento de Noel Rosa
Senado comemora centenário de Noel Rosa e Adoniran Barbosa
Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano
Em homenagem a centenário de Guimarães Rosa, Azeredo quer dar nome de escritor a rodovia
Trajetória de Guimarães Rosa é destaque na TV Senado