Garibaldi afirma que CPI dos Cartões Corporativos será instalada nesta semana



"Não há mais dúvida de que essa CPI se instala ainda nesta semana", afirmou na manhã desta terça-feira (4) o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, ao chegar ao Congresso e ser questionado pela imprensa sobre a quebra do acordo pelo qual o PT ficaria com a relatoria e o PSDB com a presidência da comissão parlamentar mista de inquérito que vai investigar denúncias de irregularidades com os cartões corporativos do governo.

- Já que foram indicados quase todos os membros, não há mais razão para não instalar essa CPI - afirmou o senador.

- Mas ainda haverá uma reunião entre o ministro José Múcio [das Relações Institucionais] e os líderes aliados para tirar a presidência da oposição? - questionou um jornalista.

- O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana [PT-RS], declarou que estão caminhando para deixar a presidência com o PSDB. Tudo isso vai ser resolvido até amanhã - assegurou o presidente do Senado.

Garibaldi fez as declarações no momento em que se encaminhava para reunir os líderes partidários no gabinete da Presidência. Ao antecipar a pauta da reunião, o presidente afirmou que iria apelar aos líderes para que não adiassem mais a votação do Orçamento da União e dos mais de 800 vetos que aguardam deliberação do Congresso.

- As coisas estão tomando seu rumo de um lado e cansando de outro, mas estão andando. O Executivo está fazendo a sua parte. A CPI é que precisa fazer a dela - declarou ainda.

O presidente do Senado foi indagado também sobre o acirramento da crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela, respondendo que confia na intermediação da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sanar esse conflito. Ele lembrou a promessa do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, de que o Brasil envidará todos os esforços para manter a paz na América Latina.

Garibaldi foi indagado ainda a respeito da prestação de contas da verba indenizatória recebida pelos senadores. Disse que só vai cobrar a divulgação dessa prestação de contas pela Internet quando ele próprio expuser a do seu gabinete.

- Só vou cobrar essa prestação de contas depois que eu mesmo fizer a minha. Entrego a minha de hoje para amanhã. Se eu não fizer isso, na primeira cobrança que fizer, vão dizer: "e a sua?" - afirmou.

Outra pergunta da imprensa referiu-se ao debate realizado na manhã desta terça-feira sobre a aplicação da Maria da Penha (Lei 11.340/06) pela bancada feminina na Câmara dos Deputados, às vésperas do Dia Internacional da Mulher (8 de março). A lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher. O presidente do Senado deu o seu testemunho de que a mulher está sendo mais valorizada e incluída politicamente. E definiu a lei como um grande avanço.



04/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uso irregular de cartões corporativos tem que ser punido dentro da lei, afirma Garibaldi

Garibaldi fará leitura da CPI dos Cartões Corporativos do Senado nesta tarde

Osmar Dias diz que CPI dos cartões corporativos tem que ser instalada

CPI dos Cartões Corporativos deve ser instalada até sexta-feira

CPI da Pedofilia será instalada nesta semana

Garibaldi lê indicações dos integrantes da CPI dos Cartões Corporativos