Garibaldi comemora Abolição precursora em Mossoró



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorou com um discurso o dia 30 de setembro, data em que, no ano de 1883, a escravidão foi extinta na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, cinco anos antes da Lei Áurea. - Teremos nesta terça-feira um feriado em Mossoró, um feriado que nos enche de orgulho, porque a cidade foi pioneira na abolição - disse o senador.

Garibaldi disse que, no dia 6 de janeiro de 1883, foi criada a Sociedade Libertadora Mossoroense por Romualdo Lopes Galvão, Joaquim Bezerra da Costa, Paulo Loureiro de Albuquerque e Frederico Antônio de Carvalho, entre outros. Mossoró contava então com 86 escravos. No dia 30 de setembro, narrou Garibaldi, a cidade amanheceu coberta de folhas de carnaúba e bandeiras de papel coloridas.

O senador acrescentou que Mossoró tem uma história heróica, como a da resistência ao bando de Lampião e a da luta pelo voto feminino. Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou a importância histórica que Mossoró tem para todo o Nordeste, principalmente na luta pela abolição.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi lamenta morte de ex-prefeito de Mossoró

Garibaldi defende criação de universidade federal em Mossoró

Garibaldi pede agilidade na transformação de escola superior de Mossoró em universidade

Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró

Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró(RN)

Garibaldi sugere maior reflexão sobre abolição de terno e gravata no Senado