Garibaldi comemora sucesso de congresso de pesca e teme resultado de projeto de irrigação
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorou nesta segunda-feira (19) o sucesso do 17º Congresso Nacional dos Engenheiros de Pesca, iniciado no domingo (18), em Natal. Garibaldi disse que o encontro está marcado pelo entusiasmo dos participantes com o momento vivido pela atividade pesqueira no Brasil.
Garibaldi lembrou a recente aprovação da Lei da Pesca, regulamentado a pesca artesanal e a industrial, e a criação de um ministério específico para o desenvolvimento dessa atividade. Ele acrescentou que o ministro Altemir Gregolin esteve presente na abertura do Congresso.
O senador também festejou o 164º aniversário do município de Açú, no Rio Grande do Norte. O senador lamentou, no entanto, o abandono, descaso e descontinuidade do Projeto Baixo Açú de Irrigação, que utilizaria 2,4 bilhões de metros cúbicos de água para irrigar 6 mil hectares. Ele disse que, 20 anos após a construção do açude, o projeto não alcançou nem 2 mil hectares.
Garibaldi disse que, agora, o Rio Grande do Norte tem a possibilidade de implantar, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um novo projeto de irrigação no Vale do Apodi, que alcançaria 10 mil hectares. Nesse projeto seriam utilizados os 600 milhões de metros cúbicos da Barragem de Santa Cruz, mas o senador disse temer um novo fracasso.
- É uma indagação altamente pertinente. Diante do fracasso do Baixo Açú fica a dúvida se esses dez mil hectares do Vale do Apodi não terão o mesmo destino. Nós não podemos de maneira nenhuma deixar passar, mesmo neste momento de festa. Mas há lições positivas e negativas a serem tiradas do Projeto do Baixo Açú - alertou.
19/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi comemora sucesso de leilão para concessão de aeroporto internacional em Natal (RN)
JUCÁ COMEMORA SUCESSO DO PROJETO SIVAM
Reginaldo Duarte comemora sucesso do Projeto São José, no Ceará
Congresso examina projeto que libera orçamento para obras de irrigação em Pernambuco
Receita do Instituto de Pesca dá resultado em Pindamonhangaba
Garibaldi comemora aprovação de projeto que regulariza situação de municípios