Garibaldi cumprimenta Jobim por presidência do STF
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) congratulou-se com o Supremo Tribunal Federal (STF) pela posse, nesta quinta-feira (3), do ministro Nelson Jobim no cargo de presidente daquela instituição e da ministra Ellen Gracie Northfleet como vice-presidente. -Talvez a Corte não tenha contado em sua história mais recente com tanta experiência da íntima realidade jurídica e política do país como a do ministro Nelson Jobim-, avaliou.
Ele ressaltou a capacidade de discernimento político de Jobim, lembrando sua trajetória desde o Rio Grande do Sul, onde advogou por 25 anos e exerceu o magistério, até sua atuação na Câmara dos Deputados como relator-adjunto da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte.
- Na Câmara dos Deputados, foi líder partidário e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Reeleito para a 49ª legislatura, entre outras destacadas atribuições, foi relator da Comissão Especial do impeachment do presidente da República e também relator da revisão constitucional de 1993/1994. Ainda na política e na administração pública, foi ministro de Estado da Justiça, até ser nomeado para o STF - assinalou.
Garibaldi ainda lembrou o empenho de Jobim na reforma do Judiciário, dando -provas de seu arrojo, abandonando o tradicional conservadorismo da magistratura para externar sua percepção política das circunstâncias e causas das agruras do sistema judiciário brasileiro-. O senador destacou a defesa, por Jobim, de temas como o controle externo do Judiciário, a súmula vinculante e mecanismos impeditivos dos recursos, que eternizam os processos.
02/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF
Tuma cumprimenta ACM pelo trabalho na Presidência do Senado
Dilma cumprimenta François Hollande por vitória nas eleições à presidência da França
Garibaldi cumprimenta assessor que deve assumir embaixada na Irlanda
Para Tião Viana, posse de Nelson Jobim na presidência do STF é fato histórico
Jobim concorda com tese de Garibaldi sobre anistia